Portal Caparaó - Estudantes de Matipó participam de tour educativo sobre proteção às mulheres
Geral

Estudantes de Matipó participam de tour educativo sobre proteção às mulheres

28/08/2025 - Atualizado em 28/08/2025 07h36

MATIPÓ (MG) - Alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Jair Gualberto da Rocha participaram de um tour educativo promovido pelo CREAS de Matipó nesta terça-feira (26), como parte da campanha Agosto Lilás, que reforça o enfrentamento à violência doméstica.

A atividade foi organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Transporte. O objetivo foi apresentar aos adolescentes a rede de proteção às mulheres disponível no município e na comarca.

Visitas institucionais

Durante o percurso, os estudantes conheceram os serviços do próprio CREAS, onde são realizados atendimentos socioassistenciais e psicológicos a vítimas de violência, além de orientações e encaminhamentos.

O grupo também visitou a sede da Polícia Militar, o Núcleo de Atendimento à Mulher da Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais em Abre Campo, cada qual com papel específico no acolhimento, prevenção, investigação e garantia dos direitos das mulheres.

A psicóloga Sara Assis, que acompanha o projeto, destacou que a proposta é estimular a consciência social dos jovens. “Ao aproximar os estudantes das instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres, pretendemos despertar consciência social desde cedo e incentivar que os adolescentes se tornem agentes de transformação”, explicou.

A ação também reforça a importância da Lei Maria da Penha como instrumento no combate à violência de gênero e evidencia o papel da educação na construção de uma cultura de paz e igualdade.

Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.