Portal Caparaó - Comunidade do Barreiro realiza tarde de conversa e troca de saberes
Geral

Comunidade do Barreiro realiza tarde de conversa e troca de saberes

02/09/2025 - Atualizado em 02/09/2025 14h33

MANHUAÇU (MG) - Uma iniciativa pioneira da Associação de Mulheres do Barreiro, para reunir pessoas de várias gerações, inserir todos os moradores da comunidade para a mudança de conceito, a partir do conhecimento de como surgiu cada família, que integra a comunidade e contribui para o seu desenvolvimento. Assim nasceu o projeto Troca de Saberes, que foi  realizado neste domingo,31.

 O local escolhido para recepcionar as famílias e convidados foi à residência do casal, Geraldo e Maria Tué, na localidade conhecida como Pedra Furada. Várias atividades foram realizadas, com o objetivo de envolver os participantes em algo inovador, com a comemoração e a celebração da diversidade de alimentos produzidos na própria comunidade e a história do lugar. Na roda de conversa, os moradores que nunca mudaram dali puderam contar belas histórias do passado, para motivar os mais novos a observarem algo bom no meio onde vivem, trabalhar a valorização da cultura local para que a comunidade permaneça sempre viva.

As famílias também promoveram a troca de sementes crioulas para perpétuas, simbolizando que sempre haverá a troca de experiências, a união da comunidade em defesa do bem comum, além da preservação dos recursos hídricos e, a vigilância para evitar qualquer situação adversa, sem a aprovação dos moradores da comunidade.

 A partilha com produtos da agricultura familiar, a troca de mudas, sementes e, a roda de música trouxe um colorido a mais na tarde da “Troca de Saberes”. Na roda de conversa, os moradores ouviram belas histórias contadas pelos mais experientes do lugar, lendas e o passado vivido ali, sem pensar nas grandes transformações.

Durante o encontro, a diretoria da Associação de Mulheres do Barreiro (AMUB) apresentou o Projeto de Lei, que reconhece como de relevante interesse cultural, ambiental, paisagístico, hídrico e social do Estado, a comunidade do Barreiro. Os moradores receberam com o entusiasmo a notícia sobre o projeto, que está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para a presidente da AMUB, Ana Rita dos Reis, o momento foi de descontração, troca de experiência e conhecimento. “A participação da comunidade foi sublime. A partilha trouxe significado de alimentos em abundância na comunidade e tantas outras atividades, que nos deixaram com alegria imensa. Quanto ao projeto que está na Assembleia Legislativa, reconhecendo a nossa comunidade como um local de preservação em todos os sentidos, trouxe para todos os moradores uma motivação a mais”, comenta Ana Rita dos Reis.

Eduardo Satil / Rádio Caparaó | Fotos: Ana Carulina Reis\ e Ana Rita

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.