CAPUTIRA (MG) - Faleceu na manhã desta quarta-feira, 24/09, a brasileira Izabel Rosa Pereira, 114 anos, que era uma das quatro pessoas mais velhas do mundo. Natural de Caputira, a supercentenária só ficava atrás da britânica Ethel Caterham (116 anos), da francesa Marie-Rose Tessier (115) e da norte-americana Naomi Whitehead (114). Segundo o site LongeviQuest, a diferença de idade entre Naomi e Izabel era de apenas 17 dias.
O velório será realizado a partir de 17 horas desta quarta-feira na Capela do Em Vida em Caputira. O sepultamento será na quinta, 25, às 10 horas no Cemitério Municipal de sua terra natal.
A notícia do falecimento de Dona Izabel repercutiu muito na comunidade de Caputira e das cidades vizinhas. Sua história de vida foi orgulho para toda a família e aqueles que puderam conviver com ela.
A equipe do Portal Caparaó presta seus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
HISTÓRIA
Nascida em 13 de outubro de 1910, a mineira era filha de Manoel Pinto Moreira e Francisca Leocádia Moreira. Ela é a quarta de cinco irmãos. Izabel casou-se com Antônio José Pereira. Antônio, na época viúvo, já tinha três filhos. Juntos, Izabel e Antônio tiveram doze filhos.
Izabel passou a vida inteira em Caputira. Com o passar dos anos, a família adquiriu um terreno próprio, onde reside até hoje. Ela ficou viúva em 3 de abril de 2001. A supercentenária é avó de 30 netos, bisavó de 23 e tataravó de 8.
Ela foi tema de reportagem do Portal Caparaó nos últimos anos e sua morte deixou a comunidade de Caputira enlutada nesta quarta-feira.
Segundo o LongeviQuest, Izabel gostava de comer bacon defumado e mingau de repolho com uma pitada de feijão. "Apesar da idade, ela se mantém lúcida e preocupada com as notícias sobre o estado atual do mundo. Para ocupar seu tempo, adorava receber familiares e amigos para conversar. Quando perguntada sobre o que considera mais importante no mundo, ela afirmou que é sua linda família", dizia o site que mapeia as pessoas mais velhas do mundo.
Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó