MANHUMIRIM (MG) - Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu lançou na segunda-feira (22/9), no auditório da unidade em Manhumirim, o Programa de Liderança em Vigilância Sanitária: Rumo à Excelência.
Com carga horária de 30 horas, distribuídas em cinco módulos de seis horas cada, o programa tem como objetivo desenvolver habilidades de liderança, promover coesão das equipes e aprofundar conhecimentos em gestão da qualidade, fortalecendo competências como empatia, equilíbrio emocional e resolução de conflitos. A iniciativa é voltada para a equipe da VISA Regional, coordenadores e equipes de Vigilância Sanitária dos municípios, equipe VISA dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e responsáveis técnicos dos hospitais.
Abertura com foco em empatia
Na abertura, os participantes acompanharam a palestra “Liderança Humanizada e Empatia na Equipe”, conduzida por Édio Cleber Tavares Marinho, bacharel em Teologia e Letras, que destacou a importância da empatia na relação entre inspetores e inspecionados.
A programação contou ainda com a palestra de Tayse Costa, sobre “Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho”, abordando práticas de autocuidado, estratégias de resiliência e técnicas de respiração aplicáveis no ambiente profissional.
Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Manhuaçu, Andressa Aparecida Aguiar, o programa marca um avanço no fortalecimento da área. “Ao investir na formação humanizada e na liderança das equipes, estamos ampliando a capacidade de diálogo e construindo relações mais colaborativas entre os profissionais e os serviços fiscalizados. Isso se reflete diretamente na qualidade da assistência prestada à população”, destacou.
O superintendente regional de saúde, Victor Carvalho Vieira, ressaltou que o impacto da iniciativa vai além da capacitação técnica. “A Vigilância Sanitária é um dos pilares da saúde pública. Ao preparar melhor nossas equipes, com foco em empatia e gestão de conflitos, promovemos serviços mais seguros e contribuímos para a proteção da saúde da população em todos os 34 municípios da nossa região.”
A expectativa é de que o programa, desenvolvido na SRS Manhuaçu, se torne referência para outras regionais de saúde do Estado, que queiram inovar na formação e valorização das equipes que atuam nas vigilâncias municipais.
Antonio Rodrigues ASCOM SRS Manhuaçu / Fotos: Luciano de Souza