CARATINGA (MG) - A Polícia Civil de Minas Gerais, em ação integrada com o Ministério Público, deflagrou nesta terça-feira (30) uma operação que resultou na prisão de três integrantes de uma torcida organizada. As detenções ocorreram nos municípios de Inhapim, Ipatinga e Timóteo.
A investigação teve início após um episódio registrado em 21 de setembro deste ano, quando oito indivíduos, no Centro de Inhapim, subtraíram à força uma bandeira de torcedores rivais. O crime resultou em confronto físico generalizado entre os grupos, caracterizando uma briga de torcidas. Segundo a Polícia Civil, as circunstâncias indicam vínculo estável entre os autores para a prática de delitos.
Os investigados respondem por crimes como roubo circunstanciado, associação criminosa, participação em briga de torcidas, desobediência, uso de documento falso e falsidade ideológica. Durante a operação, três homens, com idades entre 25 e 29 anos, foram presos. Um quarto suspeito, já identificado, segue foragido, e as diligências continuam para localizar ao menos outros sete envolvidos.
O delegado responsável pelas investigações, Ivan Lopes Sales, afirmou que a ação é resultado de trabalho investigativo contínuo, voltado a coibir práticas criminosas ligadas a disputas entre torcidas e garantir a segurança da população.
Já o promotor de Justiça de Inhapim, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, ressaltou que “é intolerável qualquer prática que abale a tranquilidade social”.
A Polícia Civil e o Ministério Público reforçaram o compromisso de combater a criminalidade organizada e de preservar a ordem pública no Estado.
Informações: Polícia Civil de Minas Gerais