Portal Caparaó - São João do Manhuaçu receberá MP Itinerante em novembro
Geral

São João do Manhuaçu receberá MP Itinerante em novembro

01/10/2025 - Atualizado em 01/10/2025 18h29

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - São João do Manhuaçu foi palco de um importante encontro: a reunião de apresentação do projeto Ministério Público Itinerante, realizada no auditório da Prefeitura Municipal. O evento será no dia 04 de novembro com uma série de atividades e serviços para a população.

O evento contou com a presença do Prefeito Zé Braz, vice-prefeito Leandro Riva, Presidente da Câmara Leninha e do Promotor de Justiça e Ouvidor do Ministério Público, Rolando Carabolante, secretários municipais, além de autoridades locais e representantes de instituições.

A iniciativa, promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo aproximar ainda mais o Ministério Público da comunidade, levando informação, inclusão e fortalecendo o diálogo com a população.

Com grande participação da comunidade, Prefeitura e Câmara Municipal, foram discutidos os pontos essenciais para que o evento seja muito proveitoso para todos os cidadãos!

Realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), desde 2010, o projeto busca promover a cidadania e aproximar a instituição da sociedade, levando inúmeros serviços gratuitos à população, além de iniciativas culturais e educativas.  

Em São João do Manhuaçu, a reunião de preparação definiu que será montada estrutura do MP Itinerante e de seus parceiros, composta por unidades móveis, tendas e estandes. Serão oferecidos: atendimento por Promotorias de Justiça do MPMG em diversas áreas, como cidadania, cível, criminal, meio ambiente, direitos humanos, entre outras; registro de manifestações (críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões), análise e encaminhamento da Ouvidoria das Mulheres e da Ouvidoria do MPMG; atendimento jurídico; realização de audiências de conciliação e mediação; orientação sobre benefícios previdenciários; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito; ações de atenção primária à saúde, como aferição de pressão, entre outros.  

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.