SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Manhuaçu, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta terça-feira, 21/10, a aplicação de inseticida para combate ao Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. A ação ocorreu como medida de reforço antes do período chuvoso, que historicamente registra aumento nos casos dessas enfermidades.
A iniciativa envolveu agentes de endemias e servidores da saúde com o objetivo de aplicar o inseticida e evitar a proliferação do mosquito. Mais ações estão sendo iniciadas para mobilizar a população para eliminar os focos de água parada.
De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Fonseca, a campanha é parte da preparação para o período sazonal de aumento de arboviroses.
“Esse trabalho visa a prevenção. A aplicação do inseticida é uma estratégia, mas também reforçamos a importância da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Precisamos da participação ativa da população nesse combate”, afirmou o secretário.
Mobilização comunitária
Durante a campanha, moradores estão sendo orientados sobre cuidados simples que ajudam a evitar a proliferação do mosquito, como manter caixas d’água tampadas, eliminar recipientes com água parada e realizar vistorias semanais nos quintais.
Felipe Fonseca também ressaltou que a equipe de saúde está preparada para atender aos casos durante o verão. “Investimos sempre na nossa rede de atenção básica e intensificando ações educativas. Além disso, agentes estão percorrendo os bairros e irão reforçar as orientações à população”, completou.