SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de São João do Manhuaçu, através das Secretarias Municipais, e com apoio da Câmara de Vereadores promoveram uma programação extensa em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais com a realização do evento MP Itinerante.
Na terça-feira, 04/11, aconteceram atividades educativas, culturais e de orientação para crianças, jovens, adultos e profissionais da rede.
O Padre Valcy conduziu um momento de oração durante a cerimônia de abertura que teve apresentações especiais.
Também estiveram presentes o Juiz Diretor do CEJUSC Dr. Walteir José da Silva, a advogada Edna Huebra, os Promotores de Justiça Dr. Alexandre Morato e Dr. Reinaldo Pinto Lara, a defensora pública Ana Maria Gontijo e a Presidente da Câmara Lucilene Ornelas (Leninha) acompanhada dos vereadores.
Ainda na cerimônia, o prefeito Zé Braz recebeu uma placa de agradecimento do MPMG pelo evento MP Itinerante em São João do Manhuaçu.
Parceria institucional
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Lucilene Ornelas (Leninha), destacou a importância da iniciativa: “É uma honra receber o Ministério Público Itinerante e prestar esse serviço aos moradores. A Câmara é parceira desde o primeiro momento, cedendo espaço para palestras e atividades. Estamos firmes nessa parceria”.
Atendimentos no local
O juiz Dr. Walteir José da Silva, coordenador do Cejusc em Manhuaçu, ressaltou que o evento é uma oportunidade para aproximar a justiça do cidadão. “É um momento de cidadania e dignidade. Aqui é possível emitir certidão de nascimento, casamento, realizar audiências de conciliação, divórcios, entre outros. Tudo gratuito. O Cejusc é um serviço permanente no fórum de Manhuaçu e está aberto todos os dias para atendimento à população”, explicou.
Cidadania e inclusão
Os promotores de Justiça Dr. Reinaldo Pinto Lara e Dr. Alexandre Morato enfatizaram que o objetivo é garantir direitos fundamentais e ouvir as necessidades da comunidade. “Estamos aqui com parceiros oferecendo serviços básicos como vacinação, registro civil, emissão de documentos. O Ministério Público também atua para induzir políticas públicas e ser agente de transformação social. Promover a cidadania vai além do voto, é garantir acesso real aos direitos”, pontuaram.
Além de São João do Manhuaçu, outras cidades da comarca também recebem a ação em datas programadas. O projeto visa alcançar localidades que não são sede de fórum, ampliando o acesso da população aos serviços públicos essenciais.

.png)