MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 1998, a Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu realizou, na noite desta sexta-feira, 07, a eleição para a escolha de sua nova diretoria e Conselho Fiscal.
O trabalho sempre foi voltado para o fortalecimento de ações, conscientização e engajamento de todos, para fazer a diferença na sociedade, destacando sua luta pela emancipação e promoção dos direitos dos povos afrodescendentes, diversidade cultural, exigindo respeito pela etnia, conceito e a importância da raça. Para isso, os diretores que passaram pela associação sempre tiveram o cuidado de orientar, motivar todos os integrantes da entidade nas ações coletivas, para as lutas e conquistas, que de pouco a pouco começaram a acontecer.
A Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu é a mais antiga da cidade e, agora passa a escrever uma nova história, com diversos projetos sendo elaborados para envolver toda a comunidade, para importantes realizações, que venham contribuir para a valorização da história e a cultura afro-brasileira.
A presidente eleita com 24 votos, para o mandato 2025/2027, Maria de Fátima Pereira Silva destaca que está otimista, para iniciar o trabalho com a participação de todos os membros da diretoria. Ela ressalta a necessidade de abrir novos caminhos, desenvolver projetos que envolvem crianças, jovens e até mesmo adultos no campo social. “Vamos unir força com todos, aproveitar a experiência dos que já passaram pela associação e, juntamente com meu vice-presidente, Luciano Lima, o nosso lema será expansão das ações da Associação do Movimento Cultural Negro”, explica Maria de Fátima Pereira.
Para Marco Antônio Cabral, que deixa a presidência da entidade, a chegada de sua sucessora, que traz na bagagem comprometimento e energia para trabalhar, juntamente com novos membros, dará um impulso para o crescimento da associação. Ele considera que o empoderamento da mulher fará a diferença para a continuidade das ações, sobretudo o preconceito e racismo, que ainda acontece de forma velada. “A nossa associação é a mais velha e, agora o trabalho será respaldado por um grupo de mulheres. Prova disso, que, no dia 21 de novembro acontecerá o desfile 50 +. As mulheres acima de 50 anos estarão mostrando a arte na passarela o “Ser Mulher”. O desfile acontecerá no salão da APAE de Manhuaçu”, frisa Marco Cabral.
A nova diretoria tem como presidente, Maria de Fátima Pereira Silva; vice-presidente, Luciano Lima; 1º secretário, Viviane Carvalho; 2º secretário Ruy Barbosa de Oliveira Júnior; 1º tesoureiro Cileida Aparecida de Oliveira Costa; 2º tesoureiro-Vanessa Messias Silva de Oliveira. O Conselho Fiscal é composto por Marco Antônio Cabral, Vanda Lúcia Alves Cabral, Douglas Dutra Martins, Vilma de Fátima Santos Oliveira, Eduardo Januário Martins e Jane Maria de Oliveira, além de Relações Públicas- Eduardo Satil.
O processo eleitoral foi acompanhado por uma comissão especial, presidida por Maria de Fátima Mayrink, obedecendo todos os critérios exigidos para a realização de uma eleição.
Eduardo Satil

.png)