MANHUAÇU (MG) - Estudantes de Direito participaram da 1ª Copa Jurídica do Centro Universitário Unifacig. O competitivo evento reuniu autoridades e mobilizou os acadêmicos que, durante meses, preparam-se para a competição, elaborando defesa e acusação em um processo criminal.
A iniciativa contou com a participação de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal, além da direção e equipe pedagógica da instituição de ensino. Entre os presentes, o Promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Pinto Lara; Reitor do UNIFACIG, Thales Reis Hannas; Coordenadora do Curso de Direito, Dra. Marina Itaborahy; Presidente da Câmara M. de Manhuaçu, Vereadora Rose Mary; Controlador Interno do Município, Dr. Sávio Rodrigues Carvalho; Vice-presidente da OAB Manhuaçu, Dr. Arnaldo Cardoso; Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Manhuaçu, Dra. Ana Marques Pazeli, entre outros representantes de segmentos sociais.
Para o Promotor, Dr. Reinaldo Pinto Lara, a Copa Jurídica ‘Representou a prática dentro do curso de Direito, pois o Tribunal do Júri está presente no nosso sistema de justiça desde a Constituição do Império, e, ele se aproxima muito da nossa comunidade. O Conselho de Sentença é formado por pessoas leigas, da própria comunidade que são escolhidas para julgar seus pares em razão de crimes ocorridos na própria sociedade, e, nada melhor do que aliar essa teoria jurídica com a prática para que os futuros profissionais do Direito já possam começar a vivenciar essa prática no início da faculdade’.
Dra. Marina Itaborahy, Coordenadora do curso de Direito, explicou que ‘É um evento que estamos realizando no curso de Direito, em que as turmas competem entre si no sistema de chaveamento de copa. Hoje, tivemos a final com as duas turmas finalistas. Foi um sucesso! Um sucesso de engajamento, de execução e de adesão à comunidade. Essa oportunidade visa a prática jurídica porque, às vezes, o aluno chega à vida prática, sem nunca ter passado por qualquer experiência desafiadora na vida acadêmica. Então, buscamos oferecê-los a vivência jurídica ao máximo. Ao participar da Copa, eles têm prazo para apresentar, prazo para colocar as provas nas pastas, eles precisam vir e apresentar uma sustentação, então, o quão pudermos prepará-los para o mercado de trabalho, o faremos. Agradeço aos alunos, ao UNIFACIG, para todas as autoridades que aqui estiveram presentes e para essa cobertura que está privilegiando o nosso evento’.
Thomaz Júnior

.png)