MANHUAÇU (MG) - A Paróquia Bom Pastor está preparando para a ordenação sacerdotal do diácono, Michel Carlos da Silva, marcada para o dia 8 de fevereiro, às 9h. Michel Carlos nasceu na comunidade São Judas Tadeu, da Barra da Roça Grande, lugar onde despertou pela vocação sacerdotal.
Em 2014, aos 24 anos ingressou no Seminário Apostólico Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Manhumirim) e, logo em seguida foi para Belo Horizonte, onde cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade Jesuíta. A cada momento, Michel Carlos sentiu o chamado mais forte para seguir sua vocação. Novos desafios foram colocados à prova e, o trabalho de evangelização na Área Missionária São João Paulo II, em Manaus o fez entender que poderia caminhar na fé, passando a pertencer a Arquidiocese de Manaus para percorrer longos caminhos, enriquecendo seus estudos e experiências em trabalhos pastorais, para a sua preparação ao presbiterato e, assim ser inserido no clero da Arquidiocese de Manaus. No dia 26 de julho de 2025, Michel Carlos da Silva foi ordenado diácono, pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, que o consagrou diácono, concluindo mais uma etapa importantíssima em direção ao presibeterato.
Prestes a ser ordenado padre, o diácono Michel Carlos recebeu a reportagem na casa de seus pais, na Barra da Roça Grande, para falar de suas expectativas, convivência e experiência adquirida durante o período de estágio pastoral em Manaus. Terceiro filho em uma família de oito irmãos ocupa uma posição intermediária, muitas vezes caracterizada por habilidades sociais desenvolvidas. Sempre sorridente e voz calma, ele conta que ao longo dos anos pôde conhecer cultura, hábitos, culinária diferente, pessoas que pensam e agem diferente e, quase sempre teve que atuar como conciliador dentro do núcleo comunitário, no exercício do Ministério do Diaconato.
Dificuldades para a missão
Segundo ele, as dificuldades para locomover de uma comunidade para outra foram e são desafios, que são enfrentados diariamente com a força da fé, além da forte razão de estar atuante no serviço dedicado à igreja, principalmente as comunidades mais pobres, pessoas mais simples que precisam de amor e da Palavra de Deus. “Cada etapa vencida, eu pude ter a certeza de que minhas ações davam força às pessoas, para continuarem a caminhada. A vocação é um dom e, por isso sempre procurei ao encontro daqueles que estavam precisando de ajuda. Lá existem comunidades tão distantes, outras enfrentam dificuldade para locomover, e algumas que a oito anos não é celebrada uma missa. Mas, a caminhada continua”, destaca o diácono, Michel Carlos.
Com alegria, ele lembra da fase inicial da caminhada vocacional, que aconteceu na comunidade São Judas Tadeu, juntamente com seus pais que tinham o costume de rezar e refletir diariamente sobre a palavra de Deus. De acordo com o Diácono Michel Carlos, tudo foi uma iniciação cristã valiosa. “Foi aqui que comecei, com a presença dos padres sacramentinos de Nossa Senhora, sendo eles os primeiros sacerdotes a darem exemplo de vida presbiteral e despertarem em mim o desejo de seguir esta vocação. Recordou ainda de cada momento, cada passo da caminhada desde que decidiu ingressar para o seminário.
Família vive momentos de pura felicidade
Sem esconder a alegria, os pais de Michel Carlos, Adão Antônio da Silva e Aparecida dos Anjos da Silva falaram um pouco do início da caminhada do filho. Segundo Aparecida dos Anjos, a fé sempre foi marcante vida da família. “Nosso ensinamento frutificou e, agora na preparação para a ordenação sacerdotal de um filho, o coração de mãe fica transbordando. Todos, sempre obedientes e rezamos em família. Michel sempre foi focado, esforçado e com a graça de Deus estará a serviço da Igreja”, destaca Aparecida dos Anjos. O pai, Adão Antônio da Silva emocionou ao lembrar dos passos dados pelo filho, sempre determinado e cheio de fé. “Hoje eu vivo um momento muito singular, ao sentir que o dia está chegando. Em nossa casa, a oração do dia ou da noite nos motiva. Meu coração dispara, ao perceber a felicidade no rosto do Michel e, aumenta ao saber que ele estará levando a palavra de Deus a tantas pessoas que precisam do trabalho missionário”, enfatiza Adão Antônio.
Enquanto aguarda o dia 8 de fevereiro para a ordenação sacerdotal, o diácono Michel Carlos está no “batente” como colaborador na marcenaria (planejados) Irmãos Silva cumprindo o horário. “Eu gostaria de convidar toda a comunidade, para que esteja comigo, familiares e amigos no o dia 8 de fevereiro, na Paróquia Bom Pastor, às 9h, quando serei ordenado Presbítero da Igreja, com a imposição das mãos do Cardeal Leonardo Steiner, Dom Zenildo Lima e Dom Samuel Ferreira, inspirado com o lema “Por tua palavra, lançarei as redes- (Lc5,5)” . E a primeira missa, as 19h, na Comunidade São Judas Tadeu. Estejam celebrando comigo”, destaca Michel Carlos.
Eduardo Satil | Fotos : Jailton Pereira

.png)