MANHUAÇU (MG) - ​A Polícia Militar de Manhuaçu realizou, nesta quinta-feira, 12, uma fiscalização na Praça 5 de Novembro para verificar a regularidade de ciclomotores elétricos. A operação é executada pelo 11º Batalhão e abrange os 24 municípios sob sua jurisdição.
​Tenente Bruneifer afirmou que as normas de condução mudaram em 2026 e que esses veículos devem seguir a legislação de trânsito. "Se o ciclomotor elétrico não possui pedal, se ele possui acelerador e se ele passa de 32 km/h, passou a ser exigido emplacamento, licenciamento anual e o uso dos equipamentos de segurança, sendo o principal deles o capacete", explicou o oficial.
​Sobre a documentação dos condutores, ele ressaltou a obrigatoriedade de habilitação específica: "Não falei aqui ainda da questão da obrigatoriedade de possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Autorização para Conduzir Ciclomotores, que é a carteira categoria A ou a ACC para conduzir esses veículos".
​A Polícia Militar informou que veículos em desacordo com a regulamentação serão removidos e os condutores receberão notificações e pontuação na carteira. Segundo a instituição, o objetivo é evitar acidentes e garantir a fluidez das vias. "Precisamos de uma melhor regulamentação do trânsito, melhor fluidez, evitar que acidentes ocorram com pessoas que não estão preparadas para conduzir esses veículos no nosso trânsito", concluiu Bruneifer.
Segurança
Polícia Militar fiscaliza ciclomotores elétricos em Manhuaçu
13/02/2026 - Atualizado em 13/02/2026 13h11
O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.

.png)