MATIPÓ (MG) - A equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Matipó reverteu uma parada cardiorrespiratória (PCR) na madrugada deste sábado (14). O chamado foi registrado às 1h37 para atendimento de um jovem de 20 anos que apresentava crise convulsiva.
Ao chegarem ao local, os profissionais encontraram a vítima caída na calçada, na porta de uma residência. Durante a abordagem inicial, foi constatado que o paciente estava em parada cardiorrespiratória.
Imediatamente, a equipe iniciou o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP). Com o auxílio do Desfibrilador Externo Automático (DEA), foram identificados três ritmos chocáveis, sendo realizadas as desfibrilações necessárias. Após as manobras, o paciente apresentou resposta positiva.
Conforme apurado pelo Portal Caparaó, os procedimentos de suporte avançado continuaram durante o transporte até o Hospital Cristo Rei, em Matipó, onde o jovem foi submetido a novos atendimentos médicos, estabilizado e, posteriormente, transferido para o Hospital César Leite (HCL), em Manhuaçu.
A ocorrência foi atendida pelos profissionais da base de Matipó: os condutores socorristas Henrique Andrade da Silva e Maycon Rodrigo Dornelas, além do técnico em enfermagem Wesley Veridiano dos Reis.
A atuação rápida e técnica da equipe foi fundamental para a reversão da parada cardiorrespiratória e para a preservação da vida do paciente.

.png)