Portal Caparaó - Chefe do Parque do Caparaó detalha operação de buscas por irmãos desaparecidos
Segurança

Chefe do Parque do Caparaó detalha operação de buscas por irmãos desaparecidos

25/02/2026 - Atualizado em 25/02/2026 12h29

ALTO CAPARAÓ (MG) - As buscas pelo casal de irmãos desaparecido no Parque Nacional do Caparaó foram retomadas na manhã desta quarta-feira (25), conforme informou a chefe do parque, Adriana Carvalho.

As operações contam com equipes do ICMBio, brigadistas, guias experientes da região, voluntários e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Espírito Santo. Segundo Adriana, aproximadamente 24 pessoas atuam pelo lado mineiro e outras 26 pelo lado capixaba, divididas em equipes mistas.

“Eles estão tomando a linha de frente para conduzir os bombeiros pelas áreas onde temos registros anteriores de pessoas que se perderam. Ao final de cada dia, avaliamos novas áreas a serem percorridas”, explicou.

Os militares utilizam cães farejadores na tentativa de localizar possíveis rastros dos desaparecidos. No entanto, o clima tem sido um dos principais obstáculos. “Estamos com tempo chuvoso desde segunda-feira e a previsão indica chuva até o fim de semana. Ontem houve tentativa de sobrevoo pelo lado do Espírito Santo, mas não foi possível. As aeronaves seguem de prontidão”, afirmou Adriana.

Drones também foram levados pelas equipes, mas ainda não puderam ser utilizados devido à baixa visibilidade e às condições meteorológicas adversas.

Diante da comoção regional, muitos voluntários têm procurado ajudar nas buscas. Adriana reforçou que a colaboração é bem-vinda, especialmente de pessoas com experiência no parque, mas pediu organização.

“Pedimos que os voluntários entrem em contato com a equipe gestora do parque. Não estamos fomentando equipes autônomas que entrem por conta própria em áreas ainda não percorridas. Precisamos organizar as frentes de busca”, destacou.

Terceiro dia de operação integrada

O tenente Queiróz, do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, informou que o acionamento ocorreu na tarde de segunda-feira e que as buscas começaram imediatamente, atravessando a madrugada e seguindo ao longo dos dias seguintes.

“Hoje já estamos no terceiro dia de buscas, em operação integrada entre os Corpos de Bombeiros de Minas Gerais e do Espírito Santo, ICMBio, gestão do parque e voluntários experientes”, afirmou.

Segundo o oficial, o clima é um dos principais dificultadores da operação. A neblina e a chuva reduzem a visibilidade, dificultam a comunicação entre as equipes, prejudicam o deslocamento em áreas de altitude e impedem o uso de aeronaves e drones — recursos considerados fundamentais nesse tipo de ocorrência.

As buscas seguem concentradas nas trilhas principais e em áreas adjacentes ao Pico da Bandeira, com reforço de equipes especializadas e cães farejadores, enquanto as autoridades mantêm o parque fechado até nova atualização.

Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó / José Carlos Lovantino / Lovantino News

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.