Portal Caparaó - Força tarefa no combate a dengue: 800 notificações suspeitas em Manhuaçu
Geral

Força tarefa no combate a dengue: 800 notificações suspeitas em Manhuaçu

10/04/2010
Secretário de Saúde Dr. Luiz Prata confirma 800 notificações suspeitas de dengue

O Vereador Fernando Gonçalves Lacerda – “Fernando do Fórum” manifestou sua preocupação com o aumento dos casos notificados de dengue em Manhuaçu. São aproximadamente 800 casos notificados e 37 confirmados de Janeiro até agora, segundo informou o representante do Legislativo. Na oportunidade, Fernando questionou o porquê deste aumento de casos suspeitos da doença, em comparação com o mesmo período no ano de 2009.

Ao se pronunciar, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luis Carlos Lemos Prata, relatou um histórico das principais atividades desenvolvidas em Manhuaçu no combate aos focos da dengue, nos últimos anos. “Em 2003, o equipamento de Fumacê foi adquirido. Em seguida, seu uso foi proibido pelo Ministério da Saúde. [...] Recentemente, o equipamento foi encaminhado para a manutenção, sendo inclusive adaptado para as normas técnicas atuais do Ministério da Saúde. Mesmo assim, providenciamos a aplicação do fumacê costal em Manhuaçu. [...] É preciso que o Secretário de Saúde tenha uma visão sanitarista, ou seja, a visão de um todo. [...] A população deve estar atenta à sua responsabilidade. É preciso cuidar da caixa d’água e do quintal, principalmente. [...] Para se ter uma ideia, somente no Bairro Santa Luzia, 800 caixas d’água foram tampadas”, explicou Dr. Luis Prata.

Em 2009, o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda apresentou Projeto de Lei prevendo sanções para moradores e proprietários de imóveis que descumprirem as determinações relacionadas aos cuidados com os focos do mosquito da dengue, inclusive com a aplicação de multas. O Projeto foi aprovado por unanimidade no plenário.

Ao ressaltar a existência desta Lei, nesta reunião de quinta-feira, Fernando propôs maior envolvimento da Polícia e da Justiça para que, de fato a Lei seja aplicada, e, consequentemente, os focos da dengue sejam eliminados mais rapidamente. A medida evitará ainda que novos casos de pessoas infectadas sejam registrados, além de garantir maior acesso aos agentes da Vigilância em Saúde aos imóveis em geral.

Foi proposta uma reunião imediata com representantes da Prefeitura, Secretaria de Saúde e Polícia Militar.

Autoridades se reuniram no mesmo dia

A referida reunião entre as autoridades para a definição de novas ações em combate à dengue aconteceu ainda nesta quinta-feira, 08. Uma hora e meia após o encerramento da sessão legislativa às 14:30h, portanto, às 16h, novamente os vereadores estavam reunidos com o Executivo Municipal e a Polícia Militar.

Autoridades se reuniram na tarde de quinta-feira

Também realizada na Câmara Municipal, a reunião contou com a participação do Presidente do Legislativo, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”; Prefeito Adejair Barros, Vereadores Fernando Gonçalves Lacerda, Maria Imaculada Dutra Dornelas e Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria”; Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luis Carlos Lemos Prata; Diretora da Divisão Epidemiologia do SUS/ Manhuaçu, Maria Cristina Caldeira Duarte; Subcomandante do 11º BPM, Major Rhodes, e Capitão PM Luciano Reis.

“A finalidade será tomarmos atitudes conjuntas, objetivas. Ficou estabelecido que iremos contratar 30 funcionários por um período de 45 a 90 dias. Vamos visitar todas as casas de Manhuaçu e as residências que estiverem com caixas d’água destampadas, focos de dengue em vasos de flor, calha retendo água, quintal sujo, nós entraremos com aviso dando o prazo de cinco dias para que a situação seja resolvida. Vencido este prazo, a nossa equipe retornará ao local novamente e, sendo constatado que nada foi feito, haverá aplicação de multa. Isto é Lei e nós passaremos a cumprir esta Lei em proteção ao cidadão que cumpre seu dever. [...] A Polícia Militar divulgará o telefone chamado “disque - dengue” para cada cidadão poder denunciar aonde se percebeu possíveis focos da dengue, como a caixa d’água do vizinho destampada, o quintal sujo, a piscina que não está tratada. A Polícia Militar também nos dará o apoio logístico. Quando nós batermos à porta de alguém e aquela pessoa não permitir que nossa equipe entre, nós vamos acionar a PM. Vamos então fazer uma oferta de entrar pacificamente ou a de entrar judicialmente, por meio do Boletim de Ocorrência. [...] É preciso tomar uma medida urgente”, alertou o Secretário Dr. Luis Prata.

O Prefeito Adejair Barros ressaltou o comprometimento do município com o trabalho de combate ao mosquito da dengue. Adejair frisou ainda que é muito importante que a população faça a sua parte, observando os cuidados que precisam ser tomados dentro de suas residências.

O Subcomandante do 11ºBPM, Major Rhodes, comentou sobre a disponibilidade de policiamento para esta medida conjunta e a possibilidade de denúncia através do “disque dengue” – o número 3339 6734 – que funcionará para este propósito em breve. Major Rhodes reforçou também a necessidade de a população estar consciente sobre seu papel em todas estas atividades desenvolvidas.

O Vereador Fernando Gonçalves Lacerda considera que a partir desta mobilização conjunta o número de casos de dengue irá diminuir em Manhuaçu. “Quando se trabalha sozinho você pode alcançar um resultado, mas, quando se traz os atores envolvidos, as pessoas que realmente podem somar e trazer um benefício maior para a comunidade, como é o caso desta reunião hoje à tarde, em que se juntou Polícia Militar, Poder Executivo, Vigilância Epidemiológica e a Câmara Municipal, com certeza, nós cremos que a partir desta data, algo de concreto vai sair e, com certeza, quem vai sair ganhando é a população de Manhuaçu. O que não podemos é baixar a guarda. Não podemos deixar que Manhuaçu chegue a ficar como está Carangola hoje, neste sentido. [...] Nós precisamos, sim, unir forças e cremos que a partir da próxima segunda-feira, com as decisões que foram tomadas aqui hoje, com o apoio da Polícia Militar, acompanhando os agentes de combate à endemia – que passarão a cumprir a Lei que foi aprovada aqui, há meses atrás, e sancionada pelo Prefeito que prevê multa para a pessoa que for comprovado ser encontrado foco do mosquito da dengue em sua residência”, ponderou o Vereador Fernando.

Vereadores Fernando e Imaculada, Prefeito Adejair e subcomandante do 11ºBPM Major Rhodes

O Presidente da Câmara Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama” comentou sobre esta reunião e sobre seus resultados. “Foi uma reunião quase em seguida com a sessão ordinária da Câmara, justamente com o objetivo de buscar uma solução para este problema da dengue que vem afetando a toda a população de Manhuaçu. São soluções que precisam ser buscadas de forma emergencial, porque em cada semana que se perde, são casos de dengue que estão se proliferando. Manhuaçu tem uma legislação que obriga os munícipes à colaborar, limpando suas residências, seus lotes, para que o mosquito não se prolifere, mas, nós temos que desencadear uma campanha para mostrar à população que todos nós estamos somando forças, porque a dengue acontece muito por descuido nosso. Então não adianta a gente chegar e querer colocar a culpa no prefeito, no secretário de saúde. A culpa é de todos nós que ficamos omissos, todos nós que, as vezes, não olhamos nosso próprio quintal que está lá cheio de focos que vão permitir a proliferação deste mosquito. É importante a população abraçar esta causa”, comentou o Presidente Toninho Gama.

Thomaz Júnior - Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.