Portal Caparaó - PM usa fotografias para mapear focos da dengue
Geral

PM usa fotografias para mapear focos da dengue

15/04/2010 - Atualizado em 15/04/2010 14h43
Fotografias mostram detalhes de casas de Manhuaçu com possíveis focos de dengue

A Polícia Militar entregou um relatório fotográfico detalhado da cidade Manhuaçu para o setor de Vigilância em Saúde. A ação desencadeada na sexta-feira, 09, ajuda a Identificar e mapear os locais de prováveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, por meio de sobrevoos com um helicóptero cedido para o 11º Batalhão de Polícia Militar.

Apesar das visitas de agentes de combate a dengue e da existência de uma nova lei municipal determinando a entrada nos imóveis, o levantamento foi uma medida para agilizar e identificar focos do problema. O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Rhodes, explicou que foi possível nas imagens visualizar piscinas imundas, caixas d´água e lajes com pontos de acúmulo de água limpa e parada em vários bairros. “O sobrevoo e as fotos permitiram mapear os pontos que podem representar maior risco. Isso agiliza e dá informação para o combate a dengue ser mais eficaz”, afirmou.

Os dados foram entregues para que o setor de Vigilância em Saúde tome as providências necessárias para acionar os proprietários de terrenos baldios e dos imóveis onde forem identificados os criadouros do mosquito, para que façam a limpeza e com isso eliminem o risco e os focos.

O oficial também destacou que é notória a falta de responsabilidade de alguns moradores. “Foi possível identificar principalmente a existência de caixas d’águas descobertas, piscinas abandonadas e residências com acúmulo de lixos nos quintais. Os vizinhos têm que denunciar e cada um precisa fazer sua parte. O combate depende também da ação de cada morador", afirmou.

Mapeamento detalhou todos os bairros da cidade e foi entregue à Vigilância em Saúde

É importante frisar que há moradores esperando que a prefeitura limpe as casas e quintais para eles. Essa postura já foi condenada pelas autoridades do setor de saúde. A legislação aprovada recentemente impõe penalidades para quem não cumpre sua parte.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.