Martins Soares sediou a reunião ordinária da Agencia do Circuito Turísti-co do Pico da Bandeira do mês de abril.
![]() |
Reunião do Circuito Turístico em Martins Soares |
A técnica microrregionaldo Sebrae, Ereni Emerick, abriu o encontro fa-lando sobre o Projeto Rota do Caparaó. Através de recursos do Sebrae e de parceiros pretende se investir aproximadamente R$ 470 mil, entre os anos 2010 e 2012, em atividades para incrementar o turismo na região. O projeto contempla ações como capacitações, realização de seminários, missões técni-cas e diagnósticos na área de abrangência do entorno do Pico do Caparaó. São previstas também ações com foco em mercado, uma vez que a região tem um grande potencial a ser explorada e que necessita de um trabalho envolven-do empresários, entidades e o poder público.
Estiveram presentes na reunião do circuito representantes dos municí-pios de Martins Soares, Reduto, Manhumirim, Garangola, Espera Feliz, Ma-nhuaçu, Durandé, Santana do Manhuaçu, Alto Caparaó, Simonésia, Alto Jequi-tibá, Caparaó e Tombos.
A ACTPB planeja promover um roteiro gastronômico nas cidades da re-gião, apresentando os principais pratos de comidas típicas do lugar. Esta inicia-tiva ocorreria no ano passado, mas devido aos alertas sobre os casos de Gripe H1N1 ela foi transferida para 2010. Serão gastos mais de R$60 mil com a ativi-dade, os recursos são oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Fe-deral Dr. Mário Heringer e serão gerenciados pela ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com