Da obra do dramaturgo e poeta inglês, William Shakespeare, ao universo literário infantil de Monteiro Lobato, e, da agitação musical dos anos 1960 ao ritmo dançante do hip hop/dance da banda americana “Black Eyed Peas”, os estudantes do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) demonstraram muita criatividade em cada apresentação realizada na Feira Literária promovida na noite do último sábado, 17. Este ano, o tema trabalhado com os educandos dos Ensinos Fundamental II e Médio foi “Viver é aprender”.
Apresentações durante a Feira Literária |
Na abertura da solenidade, o Diretor do CEM, Walter Vargas Júnior, pronunciou-se destacando a proposta inovadora de aprendizado oferecida pelo Centro Educacional de Manhuaçu e a importância desta interação positiva dos estudantes com o público.
Grandes nomes da cultura nacional e internacional foram lembrados no decorrer da Feira Literária “Viver é aprender”. Em um excelente trabalho de interdisciplinaridade dos professores, os estudantes abordaram canções de Chico Buarque, Fagner e outros, vinculando as expressivas letras em importantes questões sociais. Ao participar deste evento cultural, os estudantes aprimoraram seus conhecimentos gerais de forma interativa e diversificada – por meio da atuação teatral, declamações, elaboração de cenário e uso de recursos adequados de multimídia, em áudio e vídeo.
Literatura e Música
A obra do Escritor Monteiro Lobato teve especial destaque na feira literária com apresentações de estudantes caracterizados como personagens da história infantil “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Em outro momento, foram ilustradas a influência da televisão na vida cultural brasileira nas últimas décadas e o terror provocado pela bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki (Japão), durante a Segunda Guerra Mundial. Houve, a seguir, encenação da peça Romeu e Julieta (William Shakespeare) e um concurso de dança avaliado por jurados do CEM.
A Professora de Literatura Vanderléia Marques Ferreira, uma das organizadoras da Feira Literária do CEM, destacou a diversidade deste trabalho desenvolvido com os estudantes. “O Projeto Poesia e Música visa a ampliar o gosto pela leitura, bem como trazer para estes alunos o conhecimento. Viver e aprender, como vou viver e aprender dentro da leitura. A intertextualidade dos textos que foram trabalhados, como Cecília Meirelles e Vinícius de Morais, trouxe para estes alunos um autoconhecimento. Eles estudaram desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. Até o Presidente Lula, foi lembrado em uma apresentação de paródia sobre a realidade do país. [...] Em várias apresentações, os próprios alunos tiveram a ideia e providenciaram o ensaio. Então, o que ficou marcante foi isto, a participação da família, dos amigos e toda a comunidade escolar”, mencionou a Professora Vanderléia.
Equipe do CEM elogiou o desempenho dos alunos |
A Coordenadora dos Ensinos Fundamental II e Médio, Professora Lines Pereira, enfatizou os propósitos deste evento cultural. “O Projeto literário propõe principalmente a integração do aluno nas atividades da escola. A gente busca não somente a aprendizagem, mas a qualidade da aprendizagem, que os alunos queiram se apresentar. Em tudo o que foi apresentado aqui hoje, os alunos foram motivados para isto, e, de acordo com a capacidade de cada um, é que foram montadas as apresentações”, pontuou a Coordenadora.
O Diretor do CEM, Walter Vargas Júnior, ressaltou a importância da participação dos estudantes e da família em atividades como esta. “Nosso objetivo foi tentar incentivar o aluno a viajar na literatura. Então, graças às nossas professoras Ivaneide, Leila, Vanderléia e Christiane, que realizaram o projeto, conseguimos mesmo fazer com que o aluno quisesse participar com a gente. Isto é o mais importante, que os alunos e familiares estejam presentes e fazendo uma viagem no tempo com as apresentações realizadas”, elogiou o Diretor.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com