Abordagem a veículo foi o primeiro treinamento |
Na sexta-feira, 07, a 195ª Companhia de Ensino e Treinamento da Policia Militar realizou o Torneio Interno de Técnicas de Abordagem Policial. A competição foi disputada entre os 48 militares do Curso Especial de Formação de Sargentos.
O principal objetivo foi estimular o Policial Militar empregado na atividade operacional a utilizar corretamente a técnica policial durante as abordagens mais rotineiras, ou seja, a pessoas em atitude suspeita, em bares, casas e a veículos.
Segundo o Comandante do 11º BPM, Major Rhodes, a representação de cenários bem próximos do real foi uma forma de colocar em evidência a ação de cada policial: “Tiveram que demonstrar na prática a questão da abordagem que é um momento crucial na atividade policial porque vai ter o contato com o cidadão que muitas vezes está cometendo um ato infracional ou um crime e o militar tem que ter a serenidade e a capacidade e colocar em prática a técnica e o método adequado”, comentou.
Para garantir o bom desenvolvimento das atividades, foram convidados oficiais da área do 11º Batalhão de Polícia Militar e da 22ª Companhia Independente – Caratinga – para atuarem como avaliadores. “Os policiais foram submetidos a situações do cotidiano e tivemos árbitros pontuando cada detalhe da abordagem. Além da
Uma das simulações foi num bar |
técnica, foram analisados pontos como a observância à dignidade humana e aos preceitos dos Direitos Humanos”, destacou Major Rhodes.
A competição ainda destinou avaliar o nível técnico das abordagens policiais a pessoas, edificações, comércios/bares e a veículos, praticadas pelos Policiais Militares. Como futuros sargentos, os policiais são avaliados em função da nova atividade que irão desempenhar, especialmente no comando de equipes de policiamento e destacamentos na região.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com