Portal Caparaó - 9º Passeio Ciclístico movimenta Manhuaçu
Esportes

9º Passeio Ciclístico movimenta Manhuaçu

13/06/2010 - Atualizado em 13/06/2010 09h53
Passeio Ciclístico movimentou Manhuaçu neste domingo

Em clima de Copa do Mundo, a Polícia Militar realizou o 9º Passeio Ciclístico em Favor da Vida, durante a manhã deste domingo nas ruas da cidade. Com apoio do comércio, entidades e da Prefeitura Municipal, o evento reuniu milhares de pessoas neste domingo, 13, no percurso de cerca de três quilômetros com muita animação, música e diversão.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de respeitar as leis de trânsito, em especial a parte que envolve os ciclistas, o 9º Passeio Ciclístico reuniu milhares de pessoas de todas as idades. A movimentação na Praça Cinco de Novembro. A partir de 8 horas, começaram a chegar crianças acompanhadas de seus pais, grupos de colegas e esportistas. “Muitas pessoas que praticam o esporte de forma isolada se integram aqui no passeio ciclístico, trazem os filhos, participam de tudo. É um grande evento para a comunidade de Manhuaçu. Estamos muito satisfeitos com a participação maciça mais uma vez”, avalia o Major Rhodes, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o assessor de comunicação organizacional, Tenente Schuab, as atividades ajudam a população a se engajar nas principais regras de circulação dos ciclistas. "O passeio serve para mostrar para a sociedade quais são os principais regras para os ciclistas. É um trabalho de conscientização e educação no trânsito", afirma. O passeio começou na Praça Cinco de Novembro e percorreu as ruas até o bairro Engenho da Serra, retornando pelo Coqueiro até a Ponte dos Arcos e voltando ao Centro. “Sempre seguindo o sentido de circulação das ruas, com bastante segurança e animados por dois carros com muita música”, afirma.

VERDE E AMARELO

Autoridades e parceiros do evento durante a abertura

O clima contagiante da torcida pela seleção brasileira na Copa foi o tema deste ano. As camisas do passeio nas cores verde e amarela dominaram as ruas de Manhuaçu. Além desse aspecto visual interessante, a entrega das camisas tem outro objetivo. Para receber o brinde, cada pessoa faz a troca por alimentos não perecíveis. Os produtos arrecadados são doados para entidades de Manhuaçu.

VEJA AS FOTOS DO PASSEIO CICLÍSTICO 2010

Esse ano também, o ultraciclista Rogério Pachedo, do projeto Dez dias pedalando pela vida, também participou do evento. Ele falou sobre o projeto, explicou as ações de combate às drogas e convocou a juventude a optar pelo esporte.

Até a semana passada, cerca de cinco toneladas de alimentos haviam sido contabilizadas nos postos de troca. O balanço final será divulgado esta semana e deve dobrar a quantidade já recebida.

CRIANÇAS

Como forma de envolver as crianças menores, que naturalmente têm dificuldade de participar do percurso total do passeio, a Polícia Militar inovou neste ano. Durante a tarde de sábado, foram realizadas brincadeiras e um passeio infantil na área interna do 11º Batalhão de Polícia Militar. “O evento reuniu pais e filhos num momento de integração e participação da família. Foi um grande sucesso”, afirma Tenente Schuab.

Crianças e adultos se divertiram nas ruas de Manhuaçu no clima Verde e Amarelo

Quem participou aprovou a nona edição do Passeio Ciclístico. "É um evento bacana, porque a comunidade já sabe que ele existe e comparece. Estão todos juntos pelo objetivo de lazer, diversão e ajudar as pessoas", diz José Carlos, acompanhado do filho durante o passeio.

Para funcionária pública Maria Cecília, que participou do passeio ciclístico pela primeira vez, o evento pode ajudar a conscientizar a sociedade da importância de educação, cordialidade e respeito por parte dos ciclistas no trânsito. "Um ato desses pode mobilizar a sociedade, ajuda a divulgar e incentivar o esporte e valoriza a segurança no trânsito", afirmou.

Carlos Henrique Cruz / Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.