Portal Caparaó - Manhuaçu festeja primeira vitória do Brasil na Copa
Esportes

Manhuaçu festeja primeira vitória do Brasil na Copa

15/06/2010 - Atualizado em 15/06/2010 12h55

Primeiro jogo do Brasil na Copa e o bairro Coqueiro estava em festa. Na região do calçadão, como era esperado, os bares e restaurantes estavam cheios. Com a vitória da seleção brasileira, a festa se estendeu até por volta de 20 horas com muita gente na rua.

Com estrutura planejada pelos donos dos bares, o resultado agradou quem reuniu os amigos para assistir a partida entre Brasil e Coréia do Norte, na tarde desta terça-feira. Em todos os locais, no Coqueiro, Centro, Bom Pastor, Bairro Santana e outros bares, a presença do público verde e amarelo foi maciça. Alguns estudantes e muitos trabalhadores que saíram do serviço no início da tarde preferiram ir para bares por causa dos amigos. Um deles garantiu que o clima de feriado na tarde dessa terça-feira ainda empolgou mais: "Trabalhei mais cedo e adoro futebol, sou realmente torcedor. Vim para cá e estou me divertindo”, garantiu Fernando numa das mesas do Big Batata, apesar de criticar que a seleção de Dunga precisa melhorar para o confronto de domingo. “O importante é que os 2 a 1 garantiram a liderança do grupo por enquanto”, completa outro já bem mais animado por causa da cerveja.

Já outra estudante no bairro Coqueiro declarou não ser fã de futebol, ela foi com amigos para um bar porque queria se divertir. Depois da vitória brasileira, Bruna aproveitou o clima de festa e se juntou às amigas na comemoração. Em poucos minutos depois do jogo, as ruas e calçadas do bairro lotaram. Em frente aos restaurantes Canto Country e Papa Pizza e aos bares do Tio Élcio e do Itamar a concentração foi enorme, inclusive com complicações severas no trânsito da cidade.

CARREATA

Foi apenas o primeiro jogo, mas o grito de alegria foi expressado também com carreata pelas ruas da cidade. Não teve idade. Pais pegaram os filhos e saíram no buzinaço nas ruas. Amigos aproveitaram também e embarcaram nos carros carregando bandeiras, adereços e até as barulhentas buzinas, matracas e vuvuzelas.

No domingo, a segunda partida, às 15:30, terá reforço nos bares com mais mesas. A expectativa é de casa cheia em todos os lugares, aproveitando recursos como telão e tvs de LCD de 42 polegadas que são a sensação dessa copa em qualquer lugar que se vá.

Os estudantes Júlio Queiroz e Bianca Pimentel escolheram o Coqueiro. Bianca, que revelou não torcer muito para futebol, admitiu que gosta de ver os jogos da Seleção como toda brasileira e declarou que não sabe onde irá ver os próximos, o que importa para ela é estar com os amigos. 

TUMULTO NÃO PODE

Apesar da presença da Polícia Militar, há outro lado da festa que precisa ser verificado. O trânsito de Manhuaçu, a exemplo do dias comuns, foi totalmente engarrafado nesta terça-feira. No Coqueiro, a passagem dos veículos entre as pessoas foi marcada por provocações, motoristas acelerando para cima de pedestres e outros abusos de alguns torcedores.


Avenida Getúlio Vargas ficou lotada durante a noite desta terça

Em determinados momentos, o trânsito chegou a ser desviado e o fluxo foi controlado, mas até a polícia teve dificuldades para dar conta de tantos excessos. Muitos motoristas foram advertidos sobre pessoas nas janelas e na carroceria dos carros.

Como havia muita gente alcoolizada, esse tipo de excesso de bebida também contribui para ocorrências e confusões. Alguns chegaram a ser presos.

Todos estão felizes com o resultado. Comemorar é muito bom, mas os excessos precisam ser coibidos e a paz social mantida. Como há outros jogos nos próximos dias, algumas medidas terão que ser tomadas.

E você o que achou da comemoração no Coqueiro? Vote na enquete na capa do PORTAL CAPARAÓ.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.