Portal Caparaó - Conselho da Juventude participa de Encontro Estadual
Geral

Conselho da Juventude participa de Encontro Estadual

25/06/2010
Membros do Comjuve Manhuaçu com coordenador estadual Nilo Furtado

Os Conselhos Municipais da Juventude de Manhuaçu, Caratinga e de Santana do Manhuaçu representaram a região no 1° Encontro Estadual de Conselheiros da Juventude realizado entre os dias 16 e 18, em Belo Horizonte. Na ocasião houve a entrega de 43 computadores doados pela Coordenadoria Estadual da Juventude às entidades que apresentaram, dentro do prazo, documentação comprovando total regularidade de funcionamento. As três cidades da região foram contempladas com o equipamento.

Segundo dados da coordenação, 250 pessoas de mais de 70 municípios participaram do evento, promovido no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte.

Capacitação dos conselheiros

O encontro foi direcionado aos conselheiros de juventude de Minas Gerais e teve o objetivo de  qualificá-los, através do curso de Capacitação e Formação de Redes dos Conselhos Municipais de Juventude. O curso teve carga horária de 16 horas/aula, sendo coordenado pelo consultor especialista em Políticas de Juventude, Sandro Resende. Na capacitação, os jovens desenvolveram exposições, realizaram debates, dinâmicas de grupos e estudos de caso.

A Presidente do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas para a Juventude, Professora Millena Araújo, ministrou capacitação sobre a “Organização burocrática dos Conselhos de Juventude e suas ações”. “Primeiramente, quero parabenizar o Governo do Estado, porque Minas realmente tem um diferencial. Atualmente, tem se mais de 120 Conselhos Municipais montados no Estado. O que não é a realidade no resto do país. Isto demonstra uma organização, um interesse e um efetivo trabalho realizado com as políticas públicas de juventude. Com relação à organização do Conselho, a primeira coisa em que é preciso se preocupar é mobilizar as entidades que têm força e alguma ação prática na área de políticas de juventude dentro do município. Depois, levem isto ao Chefe do Executivo para que ele possa elaborar uma Lei. A Coordenadoria Estadual da Juventude é extremamente atuante e, isto, possibilita com que vocês busquem ajuda nesta organização a todo o momento. Assim, vocês poderão estar realmente organizando e efetivando as atividades dos Conselhos da Juventude nos municípios”, ressaltou Millena.

Em BH, Prefeito Adejair assina Termo de Doação do computador

Além dos conselheiros, prefeitos e vereadores prestigiaram a capacitação e entrega dos computadores na capital mineira. O equipamento foi entregue pelo coordenador Especial da Juventude, Roberto Tross, e pelo presidente do Conselho Estadual da Juventude, Nilo Furtado. O Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros compareceu à solenidade e assinou o termo de doação do computador. “O Conselho de Manhuaçu está de parabéns por receber este primeiro computador. Assinamos também convênios na cidade administrativa no valor de R$ 200 mil para o CRAS [Centro Referência de Assistência Social] e outro convênio ganhando um carro para o Conselho Tutelar e a gente está vendo que o Governo Anastasia está investindo no social e realmente nós precisamos investir nesta área porque sabemos que a maioria das cidades está muito carente neste setor”, complementou o Prefeito. 
Comjuve/ Manhuaçu

Entrega simbólica do computador ao Prefeito Adejair e aos conselheiros

Representado pelos Conselheiros Thomaz Júnior (Presidente), Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” (Conselho Fiscal), Claudiana Guerra Alves (Secretária) e Thiago Bezerra Silva – “Tchê” (Comissão de Transportes), o Comjuve/ Manhuaçu foi agraciado com o computador após apresentação documentos solicitados pela Coordenadoria Estadual da Juventude, comprovando a regularidade do funcionamento da entidade, em tempo hábil. Criado pela Lei Municipal nº. 2.910/2009 e alterado pela Lei nº. 2920/2010, de 11 de Dezembro de 2009, o Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu é vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “A participação de Manhuaçu neste primeiro encontro estadual foi muito positiva. Nós tivemos a oportunidade de representar o Conselho Municipal da Juventude e aprender muito na capacitação oferecida. Havia 43 computadores para serem distribuídos para os Conselhos da Juventude do Estado e nós conseguimos garantir o equipamento para o Comjuve/ Manhuaçu, pois estamos com a documentação em dia e à entregamos em tempo hábil. Em nome do Conselho quero agradecer à Prefeitura, em especial ao Prefeito Adejair Barros, pela atenção à entidade e por comparecer ao local do encontro para assinar o termo de doação do equipamento para o Comjuve. Também estendo os agradecimentos à Maria de Fátima Mayrink Brito – “Fatinha”, da Central de Apoio aos Conselhos, ao Jornalista Carlos Henrique Cruz e ao Presidente da Câmara Antônio Carlos Xavier da Gama, além da Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata, juntamente com o Vereador Nelci Alves Gomes – o Teté, que também é conselheiro, pelo auxílio ao transporte dos conselheiros à Belo Horizonte. Foi um curso realmente muito proveitoso”, frisou o Presidente do Comjuve/ Manhuaçu.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.