Portal Caparaó - Hospital César Leite vai aplicar 4,2 milhões em plano de expansão
Geral

Hospital César Leite vai aplicar 4,2 milhões em plano de expansão

09/07/2010 - Atualizado em 09/07/2010 13h03
Com destaque para credibilidade e eficiência da atual gestão, Hospital César Leite lança plano de expansão

O Hospital César Leite apresentou o seu ousado Plano de Expansão durante a noite da última quinta-feira, em Manhuaçu. Com investimentos superiores a quatro milhões de reais, a diretoria anunciou a construção dos dois primeiros pavimentos do Centro de Especialidades Médicas com os serviços de hemodiálise, a implantação do Centro de Hemodinâmica e a construção de quatorze novos apartamentos.

Os novos investimentos seguem as determinações de um plano diretor em constante desenvolvimento pelo hospital, iniciado no ano passado quando foi implantado o Pronto Atendimento HCL e depois com o Serviço de Endoscopia.

Com uma gestão moderna e eficiente, através de pessoas comprometidas com o bem estar da sociedade e com os melhores resultados, o Hospital César Leite investe na profissionalização, infraestrutura e na capacitação constantes. Apresentado pelo Provedor Fernando Lacerda, o novo projeto de expansão é resultado de um processo contínuo de evolução. “O objetivo é aprimorar e personalizar o atendimento através de uma estrutura projetada para a assistência centrada no paciente com a mais moderna tecnologia e com os mais elevados requisitos de qualidade e segurança”, afirma.

O Centro de Especialidades Médicas terá 10 andares. Primeira etapa é construção da hemodiálise

Conveniência e agilidade também são alguns dos benefícios previstos nesse novo projeto de expansão que vem completar o plano diretor definido ao longo dos últimos anos pela diretoria e conselho do Hospital César Leite.
Durante sua fala, o atual Tesoureiro do Hospital César Leite, Renato Cezar Von Randow, mostrou a crise que afeta os hospitais filantrópicos de Minas Gerais. Atualmente, a dívida está na casa de 1 bilhão de reais. Ele pontuou os problemas e mostrou que é somente graças à eficiente administração do Hospital César Leite e o aporte de recursos de emendas parlamentares e de programas de apoio do setor que a cidade se tornou uma referência em saúde. “Esse fantasma da crise nos assombra permanentemente, contudo é o trabalho de homens e mulheres dedicados ao nosso hospital, muitas vezes deixando a família de lado, que nos permite ficar fora dessa estatística”, afirma.

CONSTRUÇÃO DE 14 NOVOS APARTAMENTOS

O Hospital César Leite inicia nos próximos o processo para construção de 14 novos apartamentos para ampliar sua capacidade de atendimentos. É um investimento da ordem de duzentos mil reais.

HEMODINÂMICA

O Hospital César Leite assinou o contrato de aquisição da estrutura do aparelho de hemodinâmica, que vai agilizar e melhorar a qualidade de atendimento médico em três especialidades: Cardiologia, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular.

As obras para adequação e alocação dos equipamentos estão na fase de projeto. O novo procedimento de alta complexidade é resultado de um investimento superior a 1,6 milhão de reais e vai permitir, por exemplo, que procedimentos como cateterismo sejam realizados em Manhuaçu. “Evitaremos grandes deslocamentos para outras cidades e as despesas que isso tudo envolve um paciente com um quadro de saúde delicado”, conta o tesoureiro Renato Cezar.

O HCL realizará exames, diagnósticos e intervenções terapêuticas na área de cardiologia, angiologia e neurologia. Os equipamentos novos possibilitarão a análise de qualquer vaso sanguíneo do corpo humano e, no futuro, até cirurgias cardíacas que hoje são realizadas apenas em grandes centros.

HEMODIÁLISE

Na área quase três mil metros quadrados na rua Maestro Filomeno dos Santos, bem próximo de sua sede, será construído o serviço de hemodiálise do hospital.

A obra foi projetada para abrigar ainda mais dez andares para futuras instalações do Centro de Especialidades Médicas do Hospital César Leite. “Com o novo prédio, a idéia é crescer e promover novos serviços para a comunidade”, explica o vice-provedor Sebastião Onofre de Carvalho.

No total, o Hospital César Leite aplicará mais quatro milhões de reais somente em estrutura para garantir mais saúde para todos os cidadãos.

Novos apartamentos e a hemodinâmica completam os investimentos anunciados nesta quinta-feira

Segundo Fernando Lacerda, este novo projeto é a continuação de um caminho com mais de 80 anos de construção buscando incessantemente a excelência, a inovação e realizações sociais. “O Hospital César Leite foi idealizado por homens de visão e é atualmente a maior obra social de toda a região. Nossa gestão mostrou que é possível com eficiência, boa administração e competência fazer muito pela nossa sociedade, investindo verdadeiramente na saúde”, afirma o provedor.

CERIMÔNIA DESTACOU EFICIÊNCIA DA ATUAL GESTÃO

A cerimônia de apresentação do Plano de Expansão contou com a presença de autoridades de vários setores. Coordenada pelo Presidente do Conselho Superior, Celso Couto Ruback, a apresentação teve a presença do Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros, o Presidente da Câmara Toninho Gama, o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu Dr. Walteir José da Silva, o Secretário de Saúde de Manhuaçu Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, a Diretora da Gerência Regional de Saúde Soraia Caetano e o Gerente Regional da Caixa, Aldenir Barbosa.

VEJA AS FOTOS DA CERIMÔNIA

Na primeira parte, coube ao Provedor Fernando Lacerda e ao Tesoureiro Renato Cezar Von Randow apresentar os projetos. Para garantir os investimentos, o HCL já tem em Caixa 1,2 milhão de reais, além do terreno de 650 mil reais já adquirido.

Durante a cerimônia, o Gerente Regional da Caixa Aldenir Barbosa assinou o contrato de financiamento que garante um aporte de três milhões de reais a juros com taxas especiais para o Hospital César Leite.

CREDIBILIDADE

Aldenir Barbosa ressaltou a credibilidade do Hospital César Leite e a eficiente gestão que permitiu o novo contrato com a Caixa. “Já somos o banco dos estudantes, da habitação e dos empresários, hoje estamos nos tornando o banco dos hospitais. Queremos aqui saudar e parabenizar o Hospital César Leite por esse espírito empreendedor”, ressaltou.

A boa notícia também foi reservada para o final. A Caixa e a direção do Hospital César Leite assinaram um termo de cooperação para facilitar o acesso a financiamento imobiliário de 100 apartamentos para os funcionários em condições especiais e subsidiados no programa habitacional federal.

Também destacaram a boa gestão e os resultados da atual direção do Hospital César Leite, o empresário Charbel Felipe Silva, membro do Conselho Superior, o Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros e o Presidente da Câmara Toninho Gama, que é Diretor de Promoção Social do HCL.

O Presidente do Sicoob Credilivre Geraldo Helvécio também declarou a importância da parceria e dos investimentos do Hospital César Leite em garantir a saúde e o bem estar da comunidade de Manhuaçu. Em seguida, o Secretário de Saúde Dr. Luiz Prata apresentou um pouco do suporte, integração e trabalho conjunto realizado entre o SUS e o HCL. “Em alguns momentos, a parceria é tão sólida e bem integrada que ‘às vezes’ parecem uma só estrutura”, resumiu.

Contrato assinado com a Caixa libera financiamento de três milhões de reais.

O Juiz Walteir José da Silva lembrou a trajetória do médico Dr. César Leite e a participação da Maçonaria. Ele enfocou os resultados e demonstrou a confiança no trabalho realizado pela atual mesa diretora.
Coube ao médico cardiologista Dr. Walter Pinto destacar a importância dos serviços de hemodinâmica. “É um avanço histórico para a nossa cidade. Toda a região será beneficiada e a capacidade de resposta será ampliada mais ainda”.

Os investimentos do plano de expansão envolvem 4,2 milhões de reais e vão garantir a sustentabilidade do HCL. São novos procedimentos e estruturas que permitirão retorno financeiro ao hospital para futuros projetos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.