Portal Caparaó - Conselheiros de Saúde terão capacitação em Manhuaçu
Geral

Conselheiros de Saúde terão capacitação em Manhuaçu

15/07/2010

Exercendo sua polaridade, Manhuaçu receberá nesta sexta-feira e sábado, dias 16 e 17, a reunião do Colegiado Microrregional de Conselhos de Saúde. O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), com apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsáveis pela organização local e recepção de todos os convidados. Representantes de 23 municípios da Microrregião mais Manhuaçu estarão reunidos na Câmara de Vereadores, de 08:00 às 17:00.

IMPORTÂNCIA DOS TEMAS

A Secretária Executiva do Colegiado, Elisabeth Marçal, informa que os temas do encontro serão importantes para o cotidiano dos conselheiros de saúde, pois mostrarão, de acordo com a legislação, como deve ser a ação destes, dignos representantes da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). A preocupação do Conselho Estadual de Saúde (CES) e seus parceiros é capacitar os conselheiros com frequencia, ainda mais em um momento em que muitos conselhos passaram por renovação de seus membros.

40 HORAS DE FORMAÇÃO

Neste final de semana serão ministrados o primeiro e segundo módulos. Destaca-se no primeiro módulo o controle social, abrangendo a participação dos conselheiros nas questões sociais que envolvem a saúde, a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), a história das políticas públicas da saúde no Brasil, a reforma sanitária no país, estrutura dos conselhos de saúde, atribuição dos conselheiros na construção e desempenho da cidadania.  O segundo módulo trabalhará assuntos ligados ao orçamento e financiamento da política pública de saúde, fontes e receitas, instrumentos de gestão financeira e a nova regulamentação para custeio da saúde, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.