Portal Caparaó - ASSEM e CDL Mutum realizam 18º Café Empresarial
Economia

ASSEM e CDL Mutum realizam 18º Café Empresarial

15/07/2010 - Atualizado em 15/07/2010 11h19
Karone Marlus abriu a reunião em Mutum

A Associação Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mutum realizaram o 18º Café Empresarial com a participação de cerca de 90 empresários durante a manhã de terça-feira, 06, em Mutum. O evento reuniu representantes de vários segmentos e teve como destaque a parceria com a Caixa Econômica Federal.

Aberto pelo Presidente da ASSEM/CDL Mutum, Karone Marlus, a reunião teve a presença do vice-presidente e diretor de assuntos internacionais da Federaminas André Farrath, o Prefeito de Mutum Gentil Simões Filho, o Gerente Regional da Caixa Aldenir Barbosa, o Gerente da Caixa em Aimorés Silvio Ribeiro e a Gerente do Posto de Atendimento Bancário da Caixa em Mutum Maria Tereza de Oliveira.

Durante o encontro empresarial, o banco teve um espaço na abertura dos trabalhos para divulgar os produtos e serviços voltados para o setor de micro e pequenas empresas. Para o gerente regional do banco no Leste de Minas, Aldenir Barbosa, a participação da instituição em eventos como este "reforça o papel que a Caixa exerce como agente financeiro, possibilitando e auxiliando no desenvolvimento do país, por meio de empréstimos e convênios, configurando como o maior banco social e braço do governo federal no apoio ao empresário brasileiro, em especial as micro e pequenas empresas".

Historicamente o banco apoia o segmento de micros e pequenas empresas. Na palestra, foram mostrados recursos que poderão ser aplicados em linhas de capital de giro, investimento e outros setores. O banco também orienta os micros e pequenos empresários. O objetivo é auxiliá-los na identificação de suas necessidades e poder, assim, indicar os produtos mais adequados, de acordo com a realidade de cada um.

Aldenir Barbosa ainda destacou o trabalho desenvolvido por Maria Tereza em Mutum e garantiu que é meta do banco transformar o posto de atendimento em uma agência. “O apoio das empresas e da sociedade é fundamental. Queremos ter uma agência da Caixa novamente em Mutum”, garantiu.

CRESCIMENTO

Durante sua apresentação, o Presidente da ASSEM/CDL Karone Marlus mostrou os resultados e ações das entidades nos últimos meses. “Temos dois novos convênios com faculdades e estamos desenvolvendo algumas ações estratégicas, como a criação de coordenadorias nos distritos, cursos e capacitação para os associados”, afirmou. O dirigente também comemorou a chegada de novos associados. A entidade tem atualmente 102 empresas filiadas e todas as mais novas receberam um certificado.

COMPETITIVIDADE

O principal objetivo da presença da Federaminas no encontro foi discutir alguns benefícios e a possibilidade de conseguir junto ao Estado incentivos que façam frente à guerra fiscal, especialmente em cidades como Mutum, que ficam na divisa com o Espírito Santo. “Existe um decreto de novembro de 2009 em que possibilita uma tributação diferenciada para determinadas regiões, Mutum por estar em uma região limítrofe, teria condição de ter essa tributação diferenciada. Apresentamos essa demanda também para a classe empresarial da cidade”, salientou André Farrath.

O dirigente da área de negócios internacionais da Federaminas, explicou que a alíquota do Espírito Santo impede a disputa saudável e equilibrada das empresas mineiras no mercado. “Nós não temos condição de disputar com o estado do Espírito Santo. Quem compra carro lá paga no máximo 2% e nós estamos pagando 4%. Temos que discutir e rever isso. Não significa que vamos tirar carros daqui para levar para o Espírito Santo, mas também não é adequada essa alíquota de 4% para os mineiros. Vários estados deram incentivos e com isso veio o desenvolvimento. O ICMS do leite, por exemplo, é de 18% aqui e de zero em algumas regiões do Espírito Santo. Não aguentarmos essa carga tributária, se empenharmos e unirmos nossas forças certamente teremos competitividade em nossas empresas”, afirmou.

André Farrath falou sobre a atuação da Federaminas

Além de André Farrath, a comitiva da Federaminas foi representada pelo Vice-Presidente da ACIAM, Moisés Pêsso, o Presidente da Associação de Contadores Gerhard, o advogado Fauze Gazel e os empresário Juarez Pena e Amilton Moreira.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.