Portal Caparaó - JIMI 2010: Abertura dos Jogos Regionais em Manhuaçu
Esportes

JIMI 2010: Abertura dos Jogos Regionais em Manhuaçu

22/07/2010 - Atualizado em 22/07/2010 07h08

A solenidade oficial de abertura da 2ª Etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) foi prestigiada pelo público no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad em Manhuaçu, na noite desta quarta-feira, 21. Delegações representantes de quinze municípios competem nas modalidades de handebol, futebol, basquete e vôlei, nas categorias masculinas e femininas, durante três dias de programação esportiva.

A Mesa Diretora da solenidade foi composta pelo Prefeito Adejair Barros, Presidente da Câmara Municipal e da ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu), Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”; Secretário Municipal de Esportes, Agildo Soares Dutra; Supervisora de Jogos da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Natália Carazza; Coordenador Técnico do IGETEC (Oscip executora dos jogos), Edson Ozanal, e a Secretária Municipal de Emprego e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Lourenço Prata. O Cerimonial foi apresentado pelo Jornalista Klayrton de Souza.

Abertura

Na entrada das Delegações, atletas e comissões técnicas foram aplaudidos pelo público presente no Ginásio Poliesportivo. Para ingressarem nesta fase da competição, estas equipes se classificaram anteriormente na etapa microrregional, durante os meses de abril e maio.

As cidades participantes desta Etapa Regional, além de Manhuaçu, são: Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Carangola, Coronel Pacheco, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhumirim, Ponte Nova, Rio Pomba, São João Nepomuceno, Santos Dumont, São João Del Rey e Viçosa. A delegação de Viçosa conquistou o título de campeã do desfile oficial de abertura dos jogos, eleita pela coordenação geral do evento.

Os jogos são organizados pela IGETEC (Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada), destinados exclusivamente aos municípios do interior do Estado, com o intuito de promover a confraternização esportiva e os talentos de cada localidade, fortalecendo princípios de cidadania, desenvolvimento social e valorização da qualidade de vida.

Após hasteamento das Bandeiras do Pavilhão e execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar, houve o pronunciamento das autoridades presentes. O Secretário Municipal de Esportes Agildo Soares Dutra declarou a abertura oficial dos jogos em Manhuaçu.

A entrada da Pira Olímpica foi outro momento emocionante nesta solenidade. As luzes do Ginásio foram momentaneamente apagadas para a ocasião e, de repente, o espaço foi clareado com fogos de artifício posicionados nos quatro cantos das arquibancadas. A seguir, a plateia aplaudiu a entrada dos atletas manhuaçuenses Ronildo Dias (Ciclista Campeão Capixaba 2009 e da Copa Vale do Aço) e Bruno Rocha (Bi-campeão Brasileiro de Taekwondo, Penta-campeão mineiro, e classificado na seletiva da Seleção Olímpica Juvenil, para os Jogos do México, categoria 17 anos) portando a tocha que acendeu a pira olímpica dos Jogos.

A jovem Fabiele Sathler de Almeida (Handebol Feminino – Manhuaçu) procedeu a leitura do Juramento do Atleta.

O público presente acompanhou ainda a apresentação de número artístico por parte das dançarinas Janaína Lacerda, Luana Rocha e Joana Lourenço, do GranBallet da Casa de Cultura Ilza Campos Sad.

Jogos

Após a solenidade, houve a partida de futsal feminino disputado pelas equipes de Manhuaçu e Juiz de Fora. As atletas demonstraram muito talento, impulsionadas pelas torcidas. A vitória foi conquistada pela visitante que venceu com o placar de 3x2.

A organização do evento convida à população de Manhuaçu e de toda a região para que prestigiem os jogos que ocorrem até o final de semana nos Ginásios Poliesportivos Oswaldo Sad, SESI Cat Nagib Mansur e da Faculdade do Futuro, além da quadra coberta do Colégio Tiradentes de Polícia Militar, à tarde e à noite.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.