Portal Caparaó - Consep lança Campanha no aniversário da Faixa de Pedestres
Geral

Consep lança Campanha no aniversário da Faixa de Pedestres

05/08/2010 - Atualizado em 05/08/2010 10h07
Campanha começa neste sábado

O Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) promove no sábado, 07, a comemoração do quarto aniversário da Campanha Olho Vivo na Faixa. Depois da cidade de Manhuaçu se tornar referência no respeito a travessia de pedestres na faixa, a proposta é introduzir um novo conceito. “Queremos estabelecer uma comunicação entre o pedestre e o motorista. Vamos incentivar as pessoas a sinalizarem antes de atravessar”, diz o presidente Cláudio Fynei.

Em reunião do conselho nesta terça-feira, foi divulgada a programação de aniversário da campanha. No sábado, a partir de 8 horas, voluntários com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão ajudar na limpeza das faixas de pedestres em alguns pontos na região central. “A exemplo dos últimos três anos, haverá a lavagem das faixas. Esse ano tomaremos o cuidado para que o trânsito tenha o mínimo de transtorno possível. Nossa intenção não é perturbar, mas sim envolver as pessoas nessa iniciativa”, destaca o dirigente. Serão lavadas duas faixas de pedestres no Centro, duas no Coqueiro e uma na avenida Salime Nacif.

SUA MÃO É O SINAL

Presidente Cláudio Fynei destacou os detalhes da campanha do aniversário

A grande novidade é um novo sinal que o Consep quer introduzir neste ano. Segundo o dirigente, uma das maiores demandas que o órgão ouve é quanto as pessoas que literalmente se atiram na frente dos carros. “Uma grande ação educativa vai chamar os pedestres a utilizar a mão para alertar os motoristas e manifestar sua intenção de atravessar. A pessoa resolve passar repentinamente e isso provoca acidentes”, explica. Segundo ele, até nos três locais em que há semáforos para os pedestres, o desrespeito é grande: “Muitos avançam na faixa mesmo quando está fechado para eles. É preciso dar preferência para o veículo quando a sinalização do semáforo indica isso. A campanha ‘Sua mão é o sinal’ vai enfocar isso: que o pedestre sinalize com a mão a intenção de atravessar. Só depois de estender o braço, mostrar a sua intenção de atravessar e esperar o motorista parar é que ele deve iniciar a travessia”.

A campanha vai ganhar as ruas com cartazes, folders, adesivos e uma cartilha. As pessoas manifestam a necessidade do respeito mútuo, ou seja, o motorista parar antes da faixa, mas os pedestres também sinalizarem que querem atravessar. “Estabelecemos uma linguagem de comunicação onde as partes vão se entender melhor. Creio que vamos melhorar ainda mais a questão da travessia de pedestres em Manhuaçu”, afirma.

Além da campanha e da lavagem das faixas, durante essa quinzena, equipes do Conspe e da Polícia Militar de Trânsito estão fazendo palestras em escolas sobre a importância da faixa de pedestre e apitaço com alunos de escolas de Manhuaçu próximos às travessias.

Cláudio Fynei convocou a comunidade a participar das ações de comemoração. “Nossa cidade é destaque por muitos fatores, alguns até negativos, e por isso temos que ter orgulho e comemorar os quatros anos em que somos conhecidos como uma cidade que respeita a faixa de pedestres. Queremos que todos participem”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.