Portal Caparaó - Homenagens no Dia do Líder Comunitário
Geral

Homenagens no Dia do Líder Comunitário

08/08/2010 - Atualizado em 08/08/2010 16h33
Homenagens marcaram o dia do Líder Comunitário

O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu(COAMMA), comemorou no último domingo, dia 1º de agosto, o dia do Líder Comunitário como forma de reconhecimento a esses incansáveis batalhadores pelas causas nobres. A data foi instituída no município, através do projeto de Lei nº 2.418 de 17 de julho de 2003, de autoria do ex-vereador Jânio Sérvio Mendes(Catinga) e do vereador Gedival Breder, numa demonstração de sensatez e valorização do trabalho e ação desses voluntários,que sonham e lutam por melhorias em cada bairro.

Há aqueles que não acreditam na capacidade dos presidentes de associações que, às vezes não recebem o apoio necessário, para realizar o projeto junto aos moradores de determinada comunidade. Mas, o verdadeiro líder é capaz de identificar o que a população pensa tanto quanto de estabelecer um projeto próprio de sociedade e exercício do poder. A partir da interação destes dois dados, chega então a certo meio termo que nem ignore a opinião popular, nem desvirtue os seus projetos.

Homenagens

A diretoria do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu,decidiu prestar homenagens àquelas pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade. Foram entregues o diploma “Cidadão Comunitário” ao prefeito municipal, Adejair Barros, aos vereadores Toninho Gama (Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu). Gedival Breder, Renato Cesar Von Rondow, aos secretários do Trabalho e Desenvolvimento e Ação Social, Beatriz Lourenço Prata e Geraldo D’Ângelo (Administração), Milton Guimarães (FUMAPH); Rubens Silvério (ex-presidente da FAMEMG), Luiz Fernando Eliotério (ex-presidente da FAMEMG e membro do Conselho Nacional da Saúde). O título de “Cidadão Comunitário”,foi entregue a outros políticos e ex-presidentes de associações, que, sempre estabeleceram um plano estratégico para colocar seus projetos, sempre com algumas concessões e visando melhorias para a comunidade.

Caminho do conhecimento

Os presidentes de associações, ao longo dos anos têm deparado com uma série de dificuldades, desde a execução das necessidades nos bairros até a legalização e registro da entidade. Para municiar os presidentes de associações de informações, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de MG, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho destacou a tipificação, certificação e registro de entidades. Considerado uma autoridade na área social, Geraldo Gonçalves ressalta a necessidade de a sociedade despertar para buscar melhorias, sair daquela retórica. A mudança é essencial para as famílias saírem de situações difíceis, para fazerem parte de uma sociedade melhor.  “A mobilização social é interessante, principalmente para pressionar o poder público a entender que deva gastar o dinheiro público, com aquilo que a sociedade e necessita”, ressalta o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.