Portal Caparaó - Show com Cantores de Deus marca o dia de São Lourenço
Geral

Show com Cantores de Deus marca o dia de São Lourenço

10/08/2010 - Atualizado em 10/08/2010 17h04
Católicos lotaram a praça em frenta a igreja matriz de São Lourenço

Manhuaçu encerrou nesta terça-feira (10) as comemorações da Festa do Padroeiro São Lourenço, mas a programação religiosa ainda se estende até domingo com a Semana da Família 2010.

No dia de São Lourenço, aconteceu a tradicional procissão religiosa que reúne milhares de fiéis, inclusive de municípios vizinhos, agregando moradores das 39 comunidades paroquiais e que estiveram envolvidas com a novena do padroeiro. Um andor com a imagem do santo saiu em procissão até a frente da Igreja Matriz. Em seguida, foi realizada a missa de encerramento dos festejos, que começaram no último dia 1 de agosto. O show do grupo Cantores de Deus foi o ponto alto do dia dedicado a padroeiro da cidade.

São Lourenço é o padroeiro de Manhuaçu há 153 anos. Em 10 de agosto de 1857, um dos colonizadores do antigo povoamento que se transformou na cidade, Manuel Antônio Vieira chegou à região e abriu seu almanaque. Ao conferir que o dia era dedicado a São Lourenço seguiu o costume de rogar a proteção do céu ao se fundar um povoado.

VEJA AS FOTOS

O Padre Luis Carlos Ramos, da Paróquia de São Lourenço, explica que São Lourenço foi um mártir na época da persguição ao Cristianismo. “Em nome de Jesus Cristo, ele assumiu com a própria vida a postura de defender a fé cristã. Para nós, que vivemos em Manhuaçu, ainda existe essa questão afetiva, já que é o santo padroeiro da cidade. Enquanto cristão temos que admirá-lo, pois doou sua vida por Jesus”, destacou o pároco.

FAMÍLIA

A grande novidade este ano foi a integração da festa do padroeiro de Manhuaçu com a Semana da Família. As celebrações começaram no dia 1 e vão até o domingo, 15. As reflexões abordam aspectos relacionados ao grande tema “São Lourenço e a Família: formadores de valores humanos e cristãos”.

A Semana da Família começou no domingo, dia 08, marcando o dia dos pais. “São temas muito próximos. O exemplo de São Lourenço e o convite para que a família reze unida. A Igreja valoriza a família com uma semana de atividades e vamos encerrar no dia 15 com um grande encontro no antigo espaço da Fumaph, hoje Colégio CEM”, destaca o Pároco de São Lourenço.

Celebrações começaram no dia 1º e vão até domingo no encerramento da Semana da Família

Com temas e reflexões diárias sobre a família, os ensinamentos de Deus e a Igreja, a programação em Manhuaçu tem mobilizado a comunidade católica. No dia 15, Padre Luís Carlos considera que é o momento do grande encontro: “A festa do padroeiro é uma oportunidade para que nossa grande família - uma paróquia composta de 39 comunidades – possa se encontrar para rezar junto àquele que intercede a Deus por nós, no caso o nosso Padroeiro São Lourenço, e também para refletir sobre a importância da família”.

Carlos Henrique Cruz / Fotos Ronildo Miranda - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.