Portal Caparaó - Governador Anastasia recebe Toninho Gama e André Farrath
Economia

Governador Anastasia recebe Toninho Gama e André Farrath

18/11/2010 - Atualizado em 18/11/2010 07h42

O vice-presidente da Federaminas, André Farrath, e o Presidente da Aciam, Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) participaram de audiência com o Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira, 05.

Além dos dois representantes de Manhuaçu, a comitiva estava constituída do presidente da Federaminas Wander Luis Silva, do vice-presidente Emílio Parolini e dos empresários de Ipatinga Jésus Henrique Silveira e Silva e Nilson Moura.

No encontro, Anastasia comentou a vitória nas urnas na eleição e o resultado positivo em Manhuaçu. Ele garantiu que a cidade está nos planos de criação das Zonas de Desenvolvimento Regional para atrair mais empresas e empregos relacionados aos setores tradicionais da economia local. No caso, ele citou as cadeias do leite e do café, por exemplo. “Pelo novo projeto, empresas que se apóiam nas vocações econômicas específicas de cada região receberão incentivos do Governo do Estado. Se uma empresa de alimentos quer se instalar em Minas, ela terá incentivos para abrir em uma região produtora de matéria-prima, como no nosso caso, o leite”, detalhou Toninho Gama.

O governador também falou aos dirigentes empresariais da implantação do Fundo Estadual do Café para garantir a renda dos cafeicultores, evitando perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preços do produto:
“O objetivo é exatamente ajudar o cafeicultor. Sabemos que o grosso da política é nacional, mas o Estado pode colaborar não só naquilo que já faz hoje, assistência técnica, tecnológica, mas também pode, com esse Fundo do Café, ajudar nas questões de garantia e do seguro. Ajudando, especialmente, no momento da queda do preço”, afirmou.

Minas é o maior produtor (23 milhões de sacas neste ano) e exportador de café do Brasil, gerando 1,2 milhão de empregos diretos. A Zona da Mata responde por quase 30% da produção estadual de café. Em 2009, a cidade de Manhuaçu foi a 4ª maior produtora do Estado.

Farrath destacou que Anastasia anunciou que ele mesmo presidirá o novo fundo voltado para as questões da cafeicultura.

BAUXITA

No encontro, André Farrath e Toninho Gama reiteraram a necessidade de maior incentivo e apoio do Governo de Minas aos projetos de extração de bauxita, como os da Mineração Curimbaba, em Manhuaçu e cidades da região. Eles defenderam que é preciso incentivar novas alternativas de renda para fomentar a economia local. Um dos pontos defendidos pelo governador foi a necessidade de beneficiamento no estado de Minas Gerais. Ele prometeu um empenho maior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.