Portal Caparaó - Saae constroi rede de esgoto no final de Melo Viana
Geral

Saae constroi rede de esgoto no final de Melo Viana

03/03/2007 - Atualizado em 09/03/2007 17h23

Ao todo, foram lançados 420 metros em tubo cerâmico. A nova rede passa por toda a extensão urbanizada no final da Avenida Melo Viana e início da MG-111, beneficiando a população em geral, o pequeno comércio das redondezas e uma série de indústrias. O diretor do Saae, Gentil Pazeli, diz que a obra era uma necessidade e uma cobrança antiga dos moradores: “Antes não tínhamos como fazer. Isso é mais um resultado da taxa de esgoto. Agora temos recursos para aplicar em redes de esgoto e não ficarmos utilizando a arrecadação da tarifa de água”.

O problema no trecho é que venderam os lotes e a área foi recebendo construções e empresas, mas sem a infra-estrutura. “O pessoal tinha apenas fossas sépticas aqui. Nós agora estamos construindo uma rede e ligando o trecho todo à rede que existe no bairro Bom Pastor”, explica o diretor. As fossas estavam transbordando e o esgoto já corria a céu aberto na rua e na estrada.

Segundo Gentil, a comunidade pode estar certa de que “o Saae não vai deixar nem um metro de esgoto a céu aberto em Manhuaçu”. A meta é construir redes em todos os bairros e distritos de forma a atender, gradualmente, a meta de 100% de esgotamento sanitário.

Além de evitar que a rede corra à céu aberto, Gentil explica que o projeto leva em conta a necessidade de retirar o esgoto das redes pluviais. “Vamos construir aqui uma rede separada para as águas pluviais em parceria com a Secretaria de Obras para levar até o rio. Serão 70 metros. Tivemos a autorização do seu Luciano e vamos construir através do terreno dele para beneficiar a todos os moradores”, conta Gentil.

PROJETO AUDACIOSO

Construir novas redes e separar esgoto de redes pluviais são as metas do Saae nessa primeira etapa. O projeto audacioso do órgão da Prefeitura de Manhuaçu envolve a meta de construir toda um grande sistema de captação que vai permitir coletar e levar o esgoto de toda a cidade para uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

“Graças ao Prefeito Sérgio Breder, o Saae Manhuaçu é uma referência para a região. Os recursos que os nossos serviços geram são aplicados aqui em Manhuaçu. São benefícios que voltam para os próprios moradores”, afirma.

As ligações e o grande sistema coletor são importantes porque reduzem a poluição e, no caso da bacia do rio Manhuaçu, melhoram a qualidade de água. “Esta é uma questão de saúde pública. A ligação de esgoto não está regularizando apenas a situação de uma casa. Está reduzindo doenças, melhorando a qualidade do nosso rio, o que acaba por contribuir para o desenvolvimento da cidade”, disse o diretor já pensando no resultado do projeto de despoluição do rio Manhuaçu com o tratamento de 100% do esgoto da cidade.

Carlos Henrique Cruz - 06/03/07 - 01:21

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.