Portal Caparaó - Operação da PM em ferros-velhos de Manhumirim
Segurança

Operação da PM em ferros-velhos de Manhumirim

24/02/2011

O grande número de furtos de veículos na região foi motivo para uma operação montada pela Polícia Militar de Manhumirim, na terça-feira, 22. Quatro ferros-velhos foram vistoriados com base em mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça para verificar a existência de peças e veículos sem qualquer registro.

Vários motores, caixas de marcha e peças foram apreendidos. A Polícia Militar explica que a operação foi montada para inibir atividade de furto e receptação na cidade. Apesar de fazer parte dos levantamentos, segundo a polícia, o foco foi justamente a verificação de documentação e registro.

Segundo a PM, foram encontrados estabelecimentos que não cumprem o mínimo necessário. Não foi apresentado livro de registro de movimentação de entrada e saída de veículos e cadastro dos materiais e peças apreendidos. Sem controle de origem é fácil trocar peças, desmontar veículos e até comercializar.

Os materiais apreendidos não possuemlaudo emitido por autoridade ou profissional competente, classificando o veiculo como irrecuperável ou sinistrado com perda total. A lei estadual 17.866 ainda prevê a gravação em baixo relevo nas peças, indicando o numero do chassi do veiculo do qual foram retiradas.

Os problemas são vários e passam até pela falta de registro junto ao DETRAN-MG e licenças como alvará municipal para funcionar. Também não apresentaram aos policiais notas fiscais das peças novas.

SAÚDE E CIRCULAÇÃO

A maioria das sucatas, peças e veículos estão expostas ao sol e chuva, propiciando acumulo de água, podendo contribuir para proliferação do mosquito da dengue e colocando em risco a saúde publica.

Outra irregularidade atrapalha a circulação de carros e pedestres. Os materiais e sucatas apreendidos estavam sendo colocados no acostamento e na calçada. Ainda havia sucata num dos locais na margem do rio.

Foram apreendidos onze motores e caixas de marcha de veículos e seis cabeçotes de motores. As carcaças na beira da rua foram retiradas com o apoio de uma retroescavadeira. Todas as irregularidades foram listadas e encaminhadas para a delegacia.

Na casa de um dos donos de ferro-velho a PM ainda apreendeu uma bucha de 30 gramas de maconha e cinco munições.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.