Portal Caparaó - Auto Escola Globo inaugura moto pista em Manhuaçu
Esportes

Auto Escola Globo inaugura moto pista em Manhuaçu

02/09/2007 - Atualizado em 04/09/2007 22h48

Uma nova moto pista construída em Manhuaçu pelo Centro de Formação de Condutores Auto Escola Globo beneficiará diretamente os candidatos a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de motocicletas. Segundo os diretores a pista foi feita “no sentido de promover didaticamente, a educação para o trânsito, no intuito de participar na conscientização e humanização do tráfego em Manhuaçu”. A inauguração teve show com a equipe Moto Art. Veja as fotos

A pista receberá alunos para a categoria A, referente a motociclistas, trazendo assim mais tranqüilidade e principalmente segurança para os candidatos, pois neste caso os exames de prática de direção serão centralizados na moto pista.

{youtube}Wxa3p4e13is{/youtube}

“O candidato somente poderá prestar exame depois de cumprida a carga horária exigida, de no mínimo 15(quinze) horas/aula, que contarão com a comodidade de não colocar suas vidas e de demais usuários da via em risco, ministrando estas aulas em área especialmente destinada para este fim. A moto pista está localizada na saída da Ponte da Aldeia para Luisburgo, próximo a SPAM”, conta o empresário José Carlos Oliveira.

CONSCIENTIZAÇÃO

“A maioria dos acidentes tem envolvido motociclistas. A moto nada mais é que uma combinação de ferro, aço e outros componentes, capaz de oferecer conforto, agilidade e mobilidade. Não é uma ferramenta de poder, para massacrar, apavorar destruir e matar, nem instrumento para exibir perícia, valentia, usurpação, colocando em situação de risco a sobrevivência do próprio condutor, que deve ser conscientizado e treinado a participar do trânsito com urbanidade, respeito, consideração e educação”, destaca.

Ele ainda explicou que com a realização dos exames na moto pista, os condutores terão que demonstrar maior equilíbrio e coordenação para guiar a moto durante a prova de habilitação, pois cones (para demarcar o local onde a moto deverá ser estacionada) e rampas serão utilizados nesse processo.

Segundo José Carlos, outro fator que servirá para atestar a capacitação do motociclista a ser habilitado será uma melhor avaliação por parte dos examinadores responsáveis pela prova. “Com a realização do exame nas ruas, como tem sido feito, muitas vezes alguns erros cometidos pelo motociclista passam despercebidos pelos examinadores, pois torna-se difícil estar atento a todos os atos do motociclista, afinal o examinador, ao mesmo tempo, tem que avaliar um condutor que está prestando a prova para dirigir um carro e outro que está realizando a prova para moto. Na moto pista há postos de observação permanentes que propiciarão ao examinador ter uma visão mais abrangente a respeito do desempenho do motociclista”, disse.

Para o condutor o maior benefício da realização do exame em moto pista, de acordo com José Carlos, é o fato de que dependerá apenas do motociclista ser aprovado ou não, e enfatizou que situações inesperadas como o não cumprimento das regras de circulação no trânsito por parte dos outros motoristas, não mais atrapalharão os aspirantes à habilitação na categoria A.

Jailton Pereira - 02/09/07 - 23:20 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.