Portal Caparaó - Médico usa torneio para difundir o esporte
Esportes

Médico usa torneio para difundir o esporte

03/05/2011

Batizada como Copa Integração Cidade de Belo Horizonte, a Copa Integração passou nove anos sendo disputada em estádios da capital e região metropolitana. Em sua décima edição, contudo, a competição, em sua categoria sub-20, tem rá como palco as cidades de Manhuaçu, Simonésia, Reduto e Matipó, na Zona da Mata de Minas Gerais.

O responsável pela alteração do endereço da competição é o médico Gulivert Hudson Melo de Oliveira. Morador de Manhuaçu, Gulivert procurou o diretor geral da competição, Carlos Cruz, com a proposta de organizar a fase final do campeonato em sua região. Com a aprovação dos clubes participantes, a mudança foi confirmada no início deste ano, com as equipes entrando em campo na busca pelo título desde o último domingo.

“Manhuaçu sempre teve tradição no futebol, mas, ultimamente, depois que o Ipiranga deixou de disputar o Campeonato Mineiro, o esporte ficou um pouco esquecido na cidade. Trazer a Copa Integração para a região tem como objetivo suprir a necessidade do público local de acompanhar o esporte que é paixão nacional”, diz Gulivert. “Ainda em 2010, procuramos o Carlos Cruz, que se mostrou favorável à vinda do torneio pra cá. Daí em diante, a luta foi para buscar parcerias que nos ajudassem nesse sonho”, completa.

Com um investimento em torno de 80 mil reais para organizar a fase final da competição, Gulivert encontrou parcerias nas prefeituras de Simonésia, Reduto e Matipó, cidades da região e que receberão partidas do torneio. A Secretaria de Esportes de Manhuaçu também colaborou, assim como a Unimed Vertente do Caparaó e o Laboratório São Lourenço.

Especialista em ortopedia e traumatologia, Gulivert fez residência médica em Belo Horizonte, mas retornou a Manhuaçu exatamente devido ao futebol, para trabalhar com a equipe do Ipiranga, 14 anos atrás. Hoje, usa o esporte como ferramenta social. “Montamos uma escolinha de futebol aqui em Manhuaçu com esse fim, que é afastar a criançada da criminalidade. Eles não pagam nada para jogar e ainda tentamos encaixar os que se destacam nos times da capital”, explica.

Há seis anos Gulivert realiza um jogo beneficente na cidade, trazendo uma equipe de tradição para jogar contra um combinado local. Desta vez, a iniciativa foi mais ousada, com a vinda de uma competição completa. “Em 2011, a Copa Integração completa seu décimo aniversário. Tínhamos a intenção de fazer algo que marcasse a data. Quando o Gulivert nos procurou, achamos interessante levar o campeonato para o interior. Fico feliz que tenha dado tudo certo”, diz Carlos Cruz, idealizador do torneio.

De acordo com Gulivert, a expectativa da região é enorme para o início dos jogos. “Vamos trazer os três maiores times de Minas para jogar aqui, o que não acontecia há muito tempo. Estão todos ansiosos e entusiasmados. Além disso, o caráter filantrópico vai ajudar para que os estádios fiquem cheios, já que não iremos cobrar ingresso”, afirma o médico, satisfeito com o trabalho realizado até agora. “Organizar eventos como este é uma vontade que sempre tive. Espero poder seguir repetindo todos os anos”, encerra.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.