Portal Caparaó - BR-116: Carreta com carga tóxica é retirada
Segurança

BR-116: Carreta com carga tóxica é retirada

15/06/2011 - Atualizado em 15/06/2011 09h26
Carreta tombou perto de Realeza

Uma carreta carregada com carga tóxica tombou por volta de 19 horas, nesta terça-feira, 14, no km 595,1 da rodovia BR 116, próximo ao acesso à comunidade de Bom Jesus de Realeza (Manhuaçu). A carreta saiu da pista e caiu de uma ribanceira de cinco metros e parou em um brejo às margens do rio Manhuaçu.

Carregada de ácido clorídrico, um produto altamente tóxico, cuja inalação pode causar lesões graves e até mesmo levar à morte, a retirada da carreta mobilizou Bombeiros e equipes da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A carga começou a vazar, entrando em contato com o ar e a água, provocando uma densa formação de vapores brancos altamente tóxicos, impedindo a chegada ao local sem equipamentos adequados.

A carreta da cidade de Juiz de Fora é de propriedade da Transportadora Herculano e seguia do Rio de Janeiro com destino a cidade de Timóteo (Vale do Aço), quando seu motorista perdeu o controle ao entrar na curva, atravessando toda a extensão da pista e caindo na ribanceira. O motorista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Manhuaçu com lesões leves.

Além da FEAM, a Polícia Rodoviária Federal entrou em contato com a empresa responsável pelo produto e a Defesa Civil de Manhuaçu, pois parte da água do rio é consumida pela população da cidade.

A carreta foi retirada no final da manhã desta quarta-feira, 15.

Ácido Clorídrico

O ácido clorídrico é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Em sua forma pura, ele é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.

 

À temperatura ambiente, o cloreto de hidrogênio é um gás incolor a ligeiramente amarelado, corrosivo, não inflamável, mais pesado que o ar e de odor fortemente irritante. Quando exposto ao ar, o cloreto de hidrogênio forma vapores corrosivos de coloração branca.

Portal Realeza – E. C. Sette

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.