Portal Caparaó - Clonagem de cartões: Estelionatários presos em São João
Segurança

Clonagem de cartões: Estelionatários presos em São João

16/06/2011 - Atualizado em 16/06/2011 08h10

Dois homens foram presos em São João do Manhuaçu suspeitos de aplicar centenas de golpes com cartões de créditos clonados. Izan Teixeira de Souza Antônio e Aurélio do Nascimento Braga foram localizados pela Polícia Militar e são do Rio de Janeiro. Pelos levantamentos da polícia, eles podem estar ligados a dezenas de golpes aplicados em várias cidades mineiras.
Os dois homens clonavam cartões e sacavam dinheiro em unidades do Banco Postal em agências dos Correios de pequenos municípios.

Embora no cartão estivesse impresso o nome deles, o extrato vinha nominal à vítima do golpe. O estelionato vinha sendo apurado pelo serviço de inteligência da Polícia Militar há alguns meses, depois que surgiram ocorrências de golpes em cidades da região.

Com os dois homens a polícia apreendeu notebook, celulares, câmera fotográfica, aparelhos eletrônicos, vários cartões clonados e mais de dois mil reais em dinheiro.

Segundo o Tenente Gustavo, a equipe da Polícia Militar de São João do Manhuaçu fazia patrulhamento na manhã de terça e notou um Pólo preto parado em frente à agência dos Correios. “Já havia denúncias diversas de um carro com essas características usado por dois homens para aplicar golpes com cartões de crédito e de contas correntes clonados. Os militares fizeram a abordagem de um dos homens e notaram que ele dava cobertura para o segundo, que havia sacado 1.080 reais com um cartão do Bradesco na agência dos Correios”, explicou.
A Polícia Militar encontrou vários cartões com os dois.

O material é impresso com o nome deles, mas os saques, conforme os extratos, foram feitos em contas de outras pessoas. Além do material do golpe e de vários outros cartões, a PM apreendeu no total 2.171 reais.

De acordo com levantamento, o carro é o mesmo que aparece numa ocorrência registrada no dia 23 de maio, em Realeza, onde efetuaram saques com cartões clonados. No interior do console do Polo foram encontradas diversas identidades falsas, com fotos de um deles, mas nomes e dados de outras pessoas.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

O que mais impressionou a equipe policial foi o conteúdo do HD externo apreendido. Eles tinham armazenado vídeos demonstrando o funcionamento de equipamentos conhecidos por “chupa-cabra”, que rouba dados dos cartões e permite a clonagem.

“Além do crime de falsidade ideológica, o relato dos dois mostra que há uma quadrilha atuando nessa prática delituosa. Um deles confirmou que possuía uma máquina ‘chupa-cabra’ e possui os equipamentos necessários para clonar os cartões”, destacou o Tenente Gustavo.

Izan Teixeira de Souza é técnico em informática e tem 24 anos, enquanto Antônio Aurélio do Nascimento Braga é técnico em eletrônica e tem 38 anos. Os dois moram na região da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Foram autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato, produção e uso de documentos falsos.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.