Portal Caparaó - Fernando Lacerda anuncia seu afastamento da direção do HCL
Geral

Fernando Lacerda anuncia seu afastamento da direção do HCL

17/06/2011 - Atualizado em 17/06/2011 16h49

O Provedor do Hospital César Leite, Fernando Gonçalves Lacerda, anunciou no final da manhã desta quinta-feira, 15, que irá se licenciar do cargo na diretoria da instituição de saúde. Vereador na Câmara de Manhuaçu, ele comunicou a decisão durante a sessão ordinária que discutia a prestação de serviços de saúde pelo hospital. Fernando surpreendeu a todos num discurso em que agradeceu bastante a Deus e à sua família e homenageou o pai, José Gonçalves Lacerda, que faleceu há quinze dias.

Fernando Lacerda se licenciou do cargo de provedor do HCL

Depois de uma apresentação primorosa da Diretora Administrativa Ana Lígia de Assis Garcia sobre a estrutura, atendimento e procedimentos do HCL e a exposição dos médicos Gláucio Martins, Fernando Bittencourt e Gláucio Heringer sobre a possibilidade de paralisação dos atendimentos de pediatria e obstetrícia na unidade hospitalar, foi a vez do vereador Fernando Lacerda fazer o pronunciamento.

O vereador e provedor explicou que há uma recomendação do Ministério Público no sentido de que ele não poderia ocupar os dois cargos simultaneamente. No entendimento atual, o hospital recebe recursos de emendas do Governo Federal e, para a promotoria, não pode ser gerenciado por um vereador.

Fernando Lacerda explicou que a Promotoria continua firme na sua posição e, recentemente, enviou correspondência à mesa administrativa, ao conselho fiscal e ao conselho superior do hospital solicitando o afastamento deleo cargo de provedor. Caso não faça, o Ministério Público avisou que ingressará com uma Ação para atingir o seu objetivo. Houve uma reunião conjunta dos órgãos de administração do HCL e, com apenas uma abstenção, os membros do Conselho entenderam que não deveria ser acatada a recomendação do Ministério Público. Eles preferiram que a promotoria entrasse com a ação e a Justiça decida se vereador pode ou não ser provedor ao mesmo tempo. “Essa foi a decisão do conselho, mas a partir deste momento, quero comunicar a todos que estarei me licenciado do cargo de provedor. Não que eu esteja me acovardando, retrocedendo. Quem me conhece sabe que não sou disso. Não me escondo por causa de problemas. Contudo, não tenho mais condições emocionais para enfrentar uma briga judicial nesse momento. O Hospital César Leite é maior do que qualquer um de nós”, falou o vereador em meio a muitas lágrimas e visivelmente emocionado.

Lacerda contou que tudo começou a partir de uma denúncia anônima no Ministério Público e lamentou esse clima de denuncismo. “Em Manhuaçu, é muito difícil você prosperar e vencer na vida. Existem pessoas que passam a vida inteira vivendo do denuncismo. São pessoas vazias que não conseguem nada e não fazem coisa alguma para o próximo. O pior é que para se auto-afirmar imprimem em nosso município uma verdadeira indústria de denúncias. Às vezes, essas pessoas, no intuito de atingir seus desafetos políticos, fazem tantas denúncias que prejudicam pessoas do seu próprio grupo. Quando querem se promover, inventam estórias contra seus desafetos”, afirmou Fernando Lacerda.

Ele ainda continuou: “O pior dessas pessoas é que são mesquinhas, sem caráter. Vivem à sombra do poder e depois cospem no prato que comeram. Estão bem próximas de nós. Nos cumprimentam e batem nos nossos ombros. São baixas e dispostas a fazer tudo e a passar por cima de quem quer que seja para conseguirem o seu objetivo. Não têm caráter, pois fazem algumas denúncias e não têm coragem de colocar o nome e assinar o que fazem”.

Na seqüência da fala, Fernando Lacerda disse que será combativo em seu mandato e não se curva diante desses obstáculos: “Acho que é por isso que entrei na política. Para lutar contra essas pessoas. Pessoas que só pensam em si próprias e não gostam de nossa cidade. Gente que faz da política o seu ganha pão. Por hoje, chega de falar dessas pessoas, temos que orar por elas”.

O vereador admitiu que se licencia e disse diretamente para o Vice-provedor, Sebastião Onofre de Carvalho, que quer continuar participando do cotidiano do HCL. “Estou me licenciando do hospital, mas podem contar comigo no que for preciso para construir e continuar as grandes obras que planejamos para o futuro da saúde da região. Quero estar junto nas conquistas como o serviço de hemodinâmica, a hemodiálise, os trezes novos apartamentos, a construção do novo prédio de dez andares e até a UTI neonatal, que é meu grande sonho. Estou me licenciando, pois essas pessoas podem atrapalhar qualquer negociação do hospital se eu continuar à frente desta instituição. Sou parceiro dessa diretoria em tudo o que fizerem. Podem contar comigo”, afirmou.

HOMENAGEM AO PAI E HERÓI

O vereador ainda mostrou o lado família durante sua fala para justificar sua opção de licenciar do cargo. Fernando Gonçalves Lacerda perdeu o pai, José Gonçalves Lacerda, no dia 29 de maio, vítima de um infarto fulminante, na data em que o hospital completava 84 anos de existência.

Antes de falar do pai, ele externou o carinho com a família e agradeceu o apoio de sua esposa Simone, filhos Fernanda e Mateus, a mãe, irmãos, cunhadas e sobrinhos. “Pessoas que realmente são muito importantes na minha vida. Quero fazer um agradecimento especial aos meus pais, Seu José e Dona Penha. Pela educação que eles me deram, pelos ensinamentos de vida e principalmente pelas inúmeras lições de vida”, reforçou.

No encerramento de seu pronunciamento, Fernando Lacerda se emocionou ao falar publicamente de seu pai. “Quero falar aqui um pouco do privilégio de ser filho do Seu José Lacerda. Homem simples de uma família de onze irmãos. Trabalhou toda sua vida e aposentou-se com um salário mínimo, mesmo sem ter estudo. Nunca pode nos dar tesouros, financeiramente dizendo. Trabalhou grande parte de sua vida em dois empregos. Esse homem, muitas vezes ausente em casa por causa do trabalho, nos deu aquilo de melhor que um pai pode dar. Deu-nos carinho, afeto e amor. Com seu jeito simples, nos ensinou e formou cada um de seus filhos com muito caráter e honestidade. Ensinou-nos que um grande homem não precisa de posses ou de ser rico para ter uma vida reta. Mostrou-nos que acima do dinheiro vem a dignidade, a honra e o nome honesto que devemos ter”.

Após citar as definições para a palavra herói, garantiu que Seu José Lacerda se encaixa em todas. “Talvez tudo o que eu disser ainda será pouco perto dos ensinamentos que meu pai foi e sempre será para mim”, concluiu.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.