Portal Caparaó - Diretoria do MEC divulga projetos
Esportes

Diretoria do MEC divulga projetos

03/08/2011 - Atualizado em 03/08/2011 13h55
Presidente do MEC, Toninho Gama, considera importante seguir com o projeto de futebol com as categorias de base

Encerrada a Taça BH de Futebol Júnior, que teve seis rodadas realizadas em Manhuaçu e Martins Soares, entre os dia 21 e 31 de julho, a direção do Manhuaçu Esporte Clube (MEC) divulgou o balanço final da competição na região. Apesar das equipes não terem se classificado para as oitavas de final, o saldo da participação dos torcedores e divulgação das cidades foi extremamente positivo.

O Presidente do MEC, vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), ressaltou a boa presença do time em jornais, rádios e emissoras de televisão regionais e nacionais. “Tivemos uma repercussão para os municípios de Manhuaçu e Martins Soares muito positiva em toda a mídia. As equipes do Sportv e da imprensa regional fizeram um trabalho muito bom e apresentaram a receptividade, organização e integração promovida pela competição entre os jogadores, torcidas e a população em geral. Na avaliação final, conseguimos fazer um evento bonito, bem organizado e que promoveu uma imagem positiva da região”, resumiu.

Toninho Gama conta que outro ponto muito elogiado foi a presença dos torcedores nos estádios Juscelino Kubistcheck e Agrimar Pires da Luz durante os dez dias: “É interessante que observamos os pais com os filhos participando e torcendo. Em todos os jogos, mesmo com o Manhuaçu Esporte Clube com rendimento abaixo do que esperávamos, o público compareceu. A torcida vibrou, apoiou e vaiou cumprindo o seu papel. Do mesmo jeito, em Martins Soares o povo também foi ao estádio e prestigiou muito os times”, elogiou Gama.

Em reunião com o vice-presidente, André Farrath e a comissão técnica formada por Marcelo Alves Costa, Geraldo Elias “Lia” e Fernando Salgado, eles apresentaram o resumo da competição. Números da organização, mostram que os jogos na região foram os maiores públicos em partidas da Taça BH 2011.

Presença dos torcedores e organização foram muito elogiadas

A chave E, disputada nas duas cidades, foi considerada uma das mais competitivas e com times de fôlego na Taça BH. Para o MEC, o vice-presidente garante que existem planos de continuar o projeto de investimentos nas categorias de base. “A idéia é também promover campeonatos com municípios vizinhos. Isso é importante para despertar novos valores da região e fomentar na juventude a oportunidade de jogar até num time profissional”, explica André Farrath.

Já está definido que será realizado um torneio para equipes de base neste final de ano. No primeiro semestre de 2012, o grupo irá participar de uma seletiva para o Campeonato Mineiro da categoria.

ORGANIZAÇÃO ELOGIADA

Santos, Fluminense, Bahia e Coritiba ficaram em Manhuaçu durante a primeira fase da competição. A delegação do Coritiba elogiou a organização da Taça BH de Futebol Juniores de Manhuaçu. A comissão da equipe campeã do ano passado explicou que a receptividade da torcida manhuaçuense foi uma grata satisfação. Com experiência de outras cidades, o coordenador geral, André Mazzuco, não mediu elogios à Manhuaçu. “A organização local forneceu tudo que solicitamos. Todas as nossas necessidades para a disputa da competição foram atendidas, desde hospedagem, campo de treinamento até alimentação. Viemos para o interior de Minas e saímos daqui surpresos com a qualidade, organização e apoio que tivemos”.

O técnico do Coritiba e da Seleção Brasileira sub-15, Marquinhos Santos, lembrou que foi uma chave muito forte organizada em Manhuaçu com grandes times e jogadores já conhecidos. “Tivemos aqui em Manhuaçu atletas que em pouco tempo estarão jogando em equipes principais, com alto nível técnico”.

Reconhecida pelo trabalho com as categorias de base, a equipe do Santos também deixou Manhuaçu com elogios pela organização. O coordenador Luiz Carlos dos Santos agradeceu a receptividade da torcida e desejou que o projeto do MEC seja bem sucedido. A mesma opinião foi compartilhada pelo técnico do Fluminense, Marcelo Veiga. “Os manhuaçuenses gostam muito do futebol e ver o estádio cheio é motivo de orgulho e incentivo para as equipes. Realmente foi um acerto essa chave na região e tem tudo para ser repetido em 2012”, destacou.

Para o técnico do Bahia, Laelson Lopes, além do apoio da organização e da população, a boa estrutura de hotéis, restaurantes, rede de serviços e locais para treinamento ajudou bastante no sucesso da competição na cidade.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.