Portal Caparaó - Samarco completa 34 anos nesta quarta
Economia

Samarco completa 34 anos nesta quarta

24/08/2011 - Atualizado em 24/08/2011 06h17

A Samarco completa 34 anos, nesta quarta-feira (24/08), como a quinta maior exportadora do Brasil. Fundada em 1977, é uma das principais empresas brasileiras de mineração e a segunda maior no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro. Neste aniversário, a companhia tem muito a comemorar. Além de receber prêmios relevantes, anunciou um novo plano de expansão, o Projeto Quarta Pelotização (P4P), com investimentos de R$ 5,4 bilhões, que corta vários municípios da região.

O P4P elevará a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro das atuais 22,25 milhões de ton/ano para 30,5 milhões de ton/ano, um crescimento de 37%. A previsão é que as obras estejam finalizadas em 2014. O plano de expansão contempla a construção do terceiro concentrador na unidade de Germano e da quarta usina de pelotização, capaz de produzir 8,25 milhões de ton/ano, na unidade de Ponta Ubu.

Também será construído um terceiro mineroduto paralelo aos dois já existentes. O Terminal Portuário de Ubu, que possui capacidade atual de escoar 23 milhões de ton/ano, sofrerá adaptações, que aumentarão sua capacidade para 33 milhões de ton/ano, absorvendo todo o escoamento da produção.

Prêmios

Em 2011, a Samarco foi eleita a Melhor Empresa de Mineração do Brasil pelo prêmio Maiores e Melhores da revista Exame. A companhia apresentou o melhor desempenho econômico-financeiro entre as mineradoras nacionais, e foi a que mais contribuiu com produtos e serviços para a sociedade no último ano. A premiação, que possui critérios baseados em desempenho, se torna ainda mais importante tendo em vista o crescimento econômico do País em 2010.

A recuperação da demanda por minério de ferro no ano passado, sobretudo devido ao apetite da China, fez as vendas da Samarco saltarem 111%. Foi o melhor resultado da história da companhia, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton. A mineradora também fechou o ano com 42% de rentabilidade.

O diretor-presidente da Samarco, José Tadeu de Moraes, também foi eleito Líder do Ano no 11º Prêmio Líder Empresarial, promovido este ano pela TV Vitória, no Espírito Santo. “As conquistas da Samarco só são possíveis porque somos uma equipe que busca continuamente a excelência em nossas atividades, orientados por princípios de justiça, valorização da vida, bem-estar coletivo, respeito às pessoas, comprometimento e superação na entrega de resultados”, reiterou.

Em 2010, a Samarco também ficou entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar das revistas Exame e Você S/A. Atualmente, a companhia possui 2.061 empregados próprios e 2.856  funcionários de empresas contratadas. “Nas conquistas e nos desafios, o papel dos empregados e dos principais públicos com os quais nos relacionamos é fundamental, além do respeito ao meio ambiente e às pessoas. Entendemos que o desenvolvimento só é possível com o envolvimento de todos”, enfatizou José Tadeu de Moraes.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.