Portal Caparaó - Sebrae traça metas com Appoex para o projeto Flores
Economia

Sebrae traça metas com Appoex para o projeto Flores

13/03/2007 - Atualizado em 18/03/2007 12h14

A Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais e Exóticas (Appoex) pode ser considerada o melhor exemplo do crescimento de 2006. A iniciativa de produtores começou com poucas pessoas, foi ganhando apoio e agora desponta como uma alternativa econômica com tudo para dar certo. Os excelentes resultados foram renovados em metas para 2007 na última reunião do grupo, na quinta-feira, com a presença dos parceiros como Sebrae-MG, Aciam, Senar, IEF, Prefeitura e convidados.

Cotadas no mercado nacional e internacional, as flores tropicais estão em moda. Exuberantes, exóticas e duráveis, elas garantem retorno a curto prazo, principalmente em regiões como a de Manhuaçu. Embora rentável, o segmento ainda é pouco explorado por falta de mão-de-obra capacitada e recursos tecnológicos. A força de vontade de homens e mulheres e o apoio técnico do Sebrae-MG começaram a mudar essa realidade, através do Geor Flores Tropicais. A reunião serviu para definir os trabalhos de 2007.

38 PARTICIPANTES

“O grupo amadureceu muito. Eles participaram de missões e visitas técnicas e conheceram o mercado de flores. Hoje estão motivados e muito mais capacitados para esse ano”, ressalta a técnica da Micro-regional Ereni Emerick. Hoje, são 38 produtores que já geram empregos e renda.

Sabendo do potencial das flores tropicais, há dois anos, as mulheres que tinham essas plantas optaram por trabalhar conjuntamente e criaram a associação. A técnica microrregional Ereni Emerick, a coordenadora do setor de floricultura do Sebrae Minas Thaís Moreira destacaram a trajetória do grupo ao longo de 2006 e ajudaram a construir as metas de 2007.

Foram realizadas reuniões, cursos de capacitação, visitas técnicas e missões até Maceió (Alagoas), Barbacena e Campinas e Holambra (SP). “Hoje, o grupo está mais unido, conhece mais o mercado e tem melhores condições de atuar nas questões de flores. Esse ano vai ser marcado por investimentos em capacitação, assistência técnica e busca de mercado”, considera Ereni.

“Casamentos, recepções, eventos dos mais variados são marcados pelo tom tropical das flores exóticas em arranjos cada vez mais criativos e requintados”, ressaltou Ieda Hannas, presidente da associação.

No mês passado, o grupo montou uma loja à rua Luis Cerqueira para expor as flores tropicais e atender aos clientes da região. “A idéia é capacitar os produtores para produzir e atender o mercado”, afirmou.

Carlos Henrique Cruz - 13/03/07 - 08:21

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.