Portal Caparaó - Samarco premia fornecedores
Economia

Samarco premia fornecedores

02/09/2011

Com o objetivo de reconhecer e estimular o bom desempenho de seus fornecedores de insumos, materiais e serviços contratados, foi realizada, a 11ª edição do Prêmio Samarco de Excelência, na semana passada, em Belo Horizonte. O evento reuniu a diretoria da Samarco, fornecedores, autoridades locais, empresários e representantes de instituições do setor.

Foram premiadas 12 empresas, que se destacaram, entre 2010 e 2011, em diversos critérios, como qualidade na prestação de serviços e fornecimento de produtos, pontualidade, responsabilidade social e ambiental e segurança do trabalho. Este ano também foram premiados dois fornecedores que estão atuando na área de projetos da Samarco.

De acordo com o gerente geral de Suprimentos da Samarco, Eduardo Moraes Ferreira, essa premiação visa reconhecer o programa de qualidade adotado pelas empresas. "O Prêmio Excelência estimula a busca de qualidade dos nossos fornecedores e, ao mesmo tempo, é um incentivo ao desenvolvimento local. Ao realizarmos a premiação, apostamos na capacidade de liderança de nossos fornecedores", destacou.

Para classificar os fornecedores contratados para as atividades de rotina ou para as obras de expansão, a Samarco realiza avaliações mensais do Índice de Qualidade e Fornecimento de Serviços Contratados (IQFS) e do Índice de Qualidade e Fornecimento de Material (IQFMA).

Fornecedores locais

A Samarco contabiliza, atualmente, em seu banco de dados, 15 mil fornecedores de pequeno, médio e grande porte, sendo 4 mil empresas em seu cadastro ativo, resultando em um percentual de compras de materiais, serviços e insumos de 58% em Minas Gerais e 45% no Espírito Santo. Esses números são reflexos da política da empresa de priorizar fornecedores locais, que estejam alinhados à Política Integrada de Gestão e atendam aos critérios de qualidade, custo, requisitos de saúde, segurança e meio ambiente. Dessa forma, a Samarco contribui para movimentar a economia nas comunidades vizinhas às suas operações, sem perder a competitividade.

Para as obras do Projeto Quarta Pelotização, a empresa seguirá esses princípios. Estão previstos cerca de R$ 1,5 bilhão em contratos com fornecedores de Minas Gerais e do Espírito Santo. De acordo com o gerente de Suprimentos de Projetos, Estevão Braga, os interessados em fornecer serviços devem, primeiramente, se cadastrar no site www.samarco.com e disponibilizar dados referentes à empresa para serem avaliados.

As principais demandas da companhia são por serviços, equipamentos, calderaria, usinagem e montagem eletromecânica; além tubulações, válvulas e materiais elétricos.

Samarco

No dia 24 de agosto, a Samarco comemorou 34 anos de atuação em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde estão localizadas as duas unidades industriais da empresa - uma em Mariana/Ouro Preto (MG) e outra em Anchieta (ES). A companhia conta com processo único de produção, que contempla lavra, beneficiamento, transporte, pelotização e exportação de minério de ferro. Fundada em 1977, ocupa posição de destaque no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro.

Como mantenedora e participante de programas de fornecedores de Minas Gerais e do Espírito Santo, a Samarco atua em parceria com as federações da indústria, governos estaduais e entidades de classe, com o objetivo de capacitar e desenvolver os fornecedores locais para torná-los mais competitivos e, dessa forma, contribuir para o aprimoramento da cadeia de suprimentos e a geração de emprego e renda.

Prêmio Samarco de Excelência 2011
Premiados
ABB Ltda  
Accenture do Brasil Ltda  
Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig  
Diaço Distribuidora de Aço S.A  
Elba Equipamentos e Serviços
Energisa Soluções S.A.  
Geosol - Geologia e Sondagens
Gevisa S.A  
Metso Fabrics Brasil Tecidos Técnicos
Petrobras Distribuidora  
Serra Branca Mineração  
Viferro Ferramentas e Ferragens  

Premiados - Projeto Quarta Pelotização
ECM S.A. Projetos Industriais  
Matricial Engenharia e Construções 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.