Portal Caparaó - Desfile de 7 de Setembro em Manhumirim
Geral

Desfile de 7 de Setembro em Manhumirim

08/09/2011 - Atualizado em 08/09/2011 20h35
VEJA MAIS FOTOS NO SITE DA CÂMARA DE MANHUMIRIM

O desfile em comemoração à independência do Brasil aconteceu ao longo da Praça Padre Júlio Maria, centro da cidade, com grande público, autoridades e visitantes de outros municípios, durante a manhã de quarta-feira, em Manhumirim.

A cerimônia foi coordenada pelo Prefeito Ronaldo Lopes Correa e secretários municipais, entre eles a secretária municipal de Educação Marilene Leite, o Presidente da Câmara Hélio Mendonça e os vereadores Alexandre Nascimento, Ana Paula Destro, Emily Bracks e Rodrigo Soares.

Mais uma vez os educadores mostraram um trabalho organizado, bonito e fruto de muita dedicação, contudo o público assistiu principalmente a um desfile com muito conteúdo. Homenagens ao Brasil e também temas marcantes foram tratados como inclusão social, democracia e cidadania, mostrados nas escolas de Ensino Fundamental tanto do meio rural, quanto da cidade. A Escola Alfredo Breder desfilou com a Fanfarra Elvia Mendes Heckert formada por crianças. Escolas particulares também fizeram um belo desfile, como o Colégio Santa Teresinha e a Escola Vertente do Caparaó, a EVEC.

Estampado na camisa de alunos da Escola Municipal Doutora Conceição a palavra conquistar, aliás, um desfile de grande beleza com bandeiras dos estados do Brasil e um show de bateria, desde a roupa até os instrumentos em perfeito estado. A escola municipal exibiu uma faixa em nome da prefeitura em solidariedade à família do ex-prefeito Erval Mendes que faleceu recentemente e agradeceu a ele pelos serviços prestados ao povo de Manhumirim.
A Escola Estadual Alfredo Lima citou a educação como consequência para o progresso, democracia e liberdade e fez campanha contra o bullying através da bateria que merece parabéns pela apresentação. A escola valorizou o esporte e exibiu em faixas as conquistas dos alunos em competições esportivas e na Matemática. Outro tema foi a solidariedade praticada pela Escola através da gincana que arrecadou materiais e dinheiro para ajudar entidades do município. A Escola Alfredo Lima também fez homenagem ao ex-prefeito Erval de Azevedo Mendes exibindo suas fotos e algumas de suas obras mais importantes, como o Contorno Rodoviário e alunos representaram os Dragões da Inconfidência desfilando a cavalo.

A Escola Estadual de Manhumirim também fez um belo desfile com bandeiras sendo levadas a cavalo e valorizou temas como solidariedade, inclusão, cidadania e participação. E a fanfarra Moacir de Castro Júnior foi um show à parte, com uma apresentação impecável desde as roupas brancas de gravata azul- fitinha preta de luto na manga - até os instrumentos bem conservados. A fanfarra teve três regentes, Wanderson da Silva, Paulo Giovani e Wendel Almeida e deu show de ritmo e precisão.

O Leo Clube desfilou alertando sobre o câncer de mama e a necessidade veemente de combate à pedofilia. A Ordem DeMolay de Manhumirim, jovens que integram o Capítulo 499, desfilaram com bandeira e vestes imponentes.

Os professores estaduais manifestaram sua indignação pelos baixos salários que têm recebido. Eles estão em greve, entre outras reivindicações, para que em Minas Gerais seja adotado o piso salarial. Nos cartazes o apelo dos educadores pela valorização da profissão.

Ao final do desfile todos posaram com alegria, em clima de confraternização. O Presidente da Câmara, Hélio Mendonça, ressaltou o belíssimo desfile e elogiou a qualidade das reflexões propostas: “Quando não tivermos mais que conviver com a desvalorização da educação, com as desigualdades sociais, com o avanço das drogas, com a violência, a corrupção, aí sim teremos conquistado a verdadeira independência.”

Jornalista Viviana Almeida - Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhumirim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.