Portal Caparaó - 7° Fórum de Administração na Facig
Geral

7° Fórum de Administração na Facig

16/09/2011 - Atualizado em 16/09/2011 20h02
Coordenadora do Curso, Jane Corrêa, abriu a sétima edição do Fórum Mineiro de Administração

Com participação de cerca de 250 alunos, começou na noite desta quinta-feira, 15, o 7º Fórum Mineiro de Administração de Manhuaçu. O evento é realizado pela Faculdade de Ciências Gerenciais (FACIG) e o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).

ECOLOGIA EMPRESARIAL

A abertura do FMA apresentou a palestra “Ecologia Empresarial”, ministrada pelo conselheiro Administrador Raul Marinuzzi. Durante cerca de duas horas, o palestrante mostrou que conceitos como meio ambiente e sustentabilidade existem há muitos anos, mas os supervisores, chefes e administradores não tinham maturidade para aprender. “Essa maturidade está acontecendo agora e esses conceitos estão aflorando como a ecologia empresarial”.

Segundo Marinuzzi, para entender o conceito é preciso lembrar que a Administração surgiu no período da escravidão. “Logo, muitos princípios que eram utilizados no regime de escravidão, se transformaram em princípios camuflados por trás dos comportamentos empresariais. O empregado, para muitos chefes, não deixou de ser o escravo. A diferença é que o chefe não pode fazer a coerção física, mas então aplica outras torturas, como a econômica, a moral, a ameaça da perda de emprego ou a dificuldade no mercado de trabalho”.

Raul Marinuzzi apresentou os conceitos da Ecologia Empresarial

O Raul Marinuzzi explicou durante a palestra que a ecologia empresarial vem mostrar o trabalho como a maior forma de auto-realização que existe e não como uma forma de sofrimento. “Vem desmistificar as relações trabalhistas e mostrar que não tem sentido o antagonismo entre capital e trabalho. Na verdade, os dois se complementam e se harmonizam. A empresa é um organismo vivo e dentro de uma sociedade viva e tem que ser tratada como uma entidade vida, respeitando os princípios que regem a vida humana e a vida da natureza”, explicou.

COOPERATIVISMO

A segunda palestra da noite foi ministrada pelo Presidente da COOCAFÉ Fernando Romeiro Cerqueira com o tema "Os desafios do cooperativismo na modernidade". Considerada uma das maiores referências em cooperativismo na região, a Coocafé tem 32 anos de existência e cerca de 4.500 associados.

Fernando Cerqueira apresentou a trajetória da cooperativa e mostrou como o cenário da cafeicultura mudou ao longo do trabalho desenvolvido com os produtores. “Em 32 anos, muita coisa mudou. A nossa região saiu da idade da pedra para a era do conhecimento. Os produtores mudaram, as pessoas mudaram, a produção, a qualidade e a produtividade se modificaram. Só que ainda não chegamos aonde precisamos chegar. Temos um longo caminho a percorrer”, afirmou.

Presidente da Coocafé Fernando Cerqueira mostrou os desafios do cooperativismo

Cerqueira apresentou os números da cooperativa e ressaltou que o café que era recusado com a fama de Rio-Zona no final da década de 70 hoje é campeão de concursos de qualidade. 95% do café da cooperativa neste ano é do tipo bebida. A atual fase de preços bons no setor é motivo, segundo ele, para os produtores aproveitarem e se estruturarem para evoluir mais.

Durante a palestra, Fernando Cerqueira mostrou que os desafios são grandes, mas garantiu que a Coocafé tem objetivos muito bem definidos para o futuro. “A Coocafé trabalha com uma equipe técnica de cerca de 40 técnicos agrícolas em toda a sua área de atuação. Durante todo o ano, a função deles é levar conhecimentos aos produtores com dias de campo, reuniões e visitas às propriedades. Isso tem feito com que o produtor evolua no seu conhecimento e faça melhor gestão da propriedade no que diz respeito às áreas administrativa e a produtiva. A cooperativa também está se reestruturando, buscando novas unidades e novos negócios”, ressaltou.

Para a coordenadora do curso de Administração da Facig, Professora Jane Corrêa Mendonça, a boa participação dos alunos e a qualidade das duas primeiras palestras demonstram o início positivo do evento. Ela ainda destacou que a experiência dos dois palestrantes permitiu que a prática e a teoria fossem colocadas dentro do fórum para o debate e o reforço do aprendizado do que os alunos vivenciam em sala de aula.

Nesta sexta, segundo dia do evento, o Conselheiro do CRA-MG Adm. Joubert Fidellis irá ministrar a palestra “Estratégia Empresarial” as 19:00 hs e as 21:00 hs  o Profº Auler Baptista Freire Junior apresenta a palestra "Nota Promissória vinculada ao contrato".

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.