|
|
Com auditório lotado, o Seminário de Gestão de Turismo da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) abordou de forma esclarecedora as oportunidades e desafios do setor, com ênfase nas possibilidades percebidas na região. Ocorrido na noite de segunda-feira, 07, o evento foi realizado pelos acadêmicos do 4º período de Gestão de Turismo, em parceria com o SENAC e apoio total da faculdade.
A Mesa Diretora contou a presença da Coordenadora dos Cursos de Gestão de Turismo e Marketing, Anandy Kassis Alvim Hannas; Presidente da Câmara Municipal, Renato Cezar Von Randow – “Renato da banca”; Diretor Municipal de Cultura, Fabrício Santos; Diretora do SENAC/ Manhuaçu, Mirian Tempôni Peixoto, e os Professores Fernando Portes e Renan Evangelista. Também prestigiou o evento o Presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr. Luiz Gonzaga Amorim.
A palestra com o tema “Turismo: novas tendências e a importância para o desenvolvimento local” foi ministrada por Dr. André Luiz Carvalho, Diretor do SENAC/ Juiz de Fora.
Em entrevista, o Presidente da Câmara, Renato Cezar Von Randow, elogiou a iniciativa. “Abrem-se novos horizontes, a partir deste seminário. Manhuaçu precisa se posicionar quanto à questão do desenvolvimento do turismo e suas novas tendências, porque se trata de um mercado em franco progresso. É um primeiro passo, e, nós esperamos que este trabalho se consolide na região”, mencionou o Presidente da Câmara.
O palestrante Dr. André Luiz Carvalho mencionou que a qualidade é um importante diferencial, em qualquer segmento. “Acredito que toda localidade que tenha profissionais que se preparam e se dedicam para dar o melhor para o seu cliente, independente do seu ramo de atuação, é uma localidade que tem tudo para entrar em franca expansão. Vamos receber pessoas, sejam da nossa comunidade ou de fora, que precisam receber um produto de qualidade e ter a atenção que merecem. Este é o diferencial do profissional da área de turismo. Esta é a importância que ele proporciona.
Acredito que todo município que tiver esta mentalidade de difundir e de levar a todos os estudantes, de todos os segmentos, não tem como sair perdendo, é benefício para todo mundo”, frisou o palestrante.
A Coordenadora do curso de Gestão de Turismo da Facig, Professora Anandy Kassis Alvim Hannas, destacou, em entrevista, oportunidades percebidas para o turismo da região. “O ponto mais importante que precisamos discutir é a questão da geração do emprego e da renda, através do turismo. Até então, só pensamos em turismo exportando as pessoas, tirando-as de onde estão e levando-as para outros lugares. Agora, mais do que nunca é hora de começarmos a enxergar a região como potencial. Primeiro pela questão do Circuito Pico da Bandeira, o que fortalece esta unidade. Em segundo, pelos recursos naturais e alternativos que temos. Quando pensamos no agronegócio da região, imaginamos somente o café, mas o agronegócio traz o agroturismo, traz o turismo rural. São fatores que são importantes e decisivos para esta cadeia produtiva nossa região. Em um período de baixa de safra, o que pode atender esta época é o turismo. Muita gente quer ver como é plantado o café, como se tira o leite da vaca, enfim, são muitas opções. Muitas pessoas deixam de ir para a praia, que se tornou um lugar comum, para buscar outros horizontes, a interiorização, o turismo rural e as práticas regionais de eventos. Quantos eventos trazemos para a região, e, falta, às vezes, infraestrutura para suportar isto. São estes profissionais da área de gestão de turismo e marketing, administradores, que vão criar esta infraestrutura para isto acontecer”, destacou Anandy.
Após a palestra, houve um momento de debate, em que os estudantes fizeram suas indagações e apresentaram seus pontos de vista, em uma positiva troca de experiências.
A programação encerrou-se com o sorteio de brindes aos participantes.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com