Portal Caparaó - São João ganha Casa de Apoio à Família
Geral

São João ganha Casa de Apoio à Família

21/12/2011 - Atualizado em 21/12/2011 12h57
 
 

Com o objetivo de oferecer suporte integral às famílias, a Prefeitura de São João do Manhuaçu inaugurou a Casa de Apoio à Família “Dona Josepha Evangelista Barnabé Bastos”.  A cerimônia bastante prestigiada pela comunidade e lideranças marcou também a entrega de dois novos veículos 0km: um Fiat Uno e um Chevrolet Prisma.

Coordenada pelo Departamento Municipal de Assistência Social, a Casa de Apoio foi criada para abrigar os moradores da zona rural, povoados e vilas que precisam passar por consultas ou tratamento médico, resolver algum assunto ou fazer compras na cidade. “É um projeto de nosso plano de governo e a população estava aguardando. É uma casa de apoio para hospedagem para toda família da zona rural. Todos que aqui chegarem encontrarão café, um local para banho e toda condição para terem conforto e uma recepção calorosa da nossa equipe”, destacou o Prefeito João Batista Gomes, durante a inauguração do novo espaço.

A Casa de Apoio foi construída com recursos próprios da Prefeitura de São João do Manhuaçu. Ela foi erguida no antigo espaço da delegacia e cadeia para se transformar num local de amor, carinho e acolhida.

DONA JOSEPHA

Além do importante lado social, a nova obra é uma homenagem muito especial para a comunidade de São João do Manhuaçu. Dona Josepha Evangelista Barnabé Bastos foi parteira no município e morava numa casa na avenida principal. O local estava sempre pronto a receber todas as pessoas e ficou conhecido pela forma carinhosa e amável com que a moradora dava apoio e assistência a todos.

“Dona Josepha, entre muitas mulheres que passaram pelo nosso município, foi uma mulher que deixou sua marca na história de São João do Manhuaçu. Ela tinha uma casa no Centro e recebia a todos com carinho e hospitalidade. Escolhemos seu nome para trazer à memória e eternizar seu exemplo na história de São João do Manhuaçu”, destacou o prefeito João Batista Gomes.
Para a homenagem, a Administração convidou os familiares e entregou placas de agradecimento à filha Maria Moreira e às netas Márcia Sebastiana de Azevedo, Sônia Bastos Leão e à Elizângela. O juiz aposentado, Dr. Rogério Leão, foi quem agradeceu a lembrança de Dona Josepha pela Prefeitura Municipal.

O vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico) também destacou a importância da Casa de Apoio e da homenagem à Dona Josepha. “Estamos cumprindo mais uma etapa do nosso plano de governo e homenageando uma pessoa humilde e muito querida em São João do Manhuaçu. Foi uma festa muito bonita, pois a idéia da casa de apoio a família e justamente para seguir o exemplo de Dona Josepha”.

O diretor do departamento de Assistência Social, Degmar Alves Teixeira, ainda lembrou que a Administração desenvolve programas voltados para as famílias de todo o município. Já existem iniciativas de distribuição de leite, administração do Bolsa Família, entrega medicamentos, sementes para famílias da zona rural e faz doação de outros produtos. “São todos programas que assistem a nossa população e agora podemos dar um apoio também a quem vem até a cidade. Essa é uma casa para acolher o nosso povo”, afirma o assistente social.

DOIS VEÍCULOS

Através do deputado estadual João Leite a Prefeitura de São João do Manhuaçu conseguiu um veículo junto à Secretaria de Estado de Saúde, ao mesmo tempo a Administração Municipal adquiriu com recursos próprios um automóvel Prisma 0km para melhorar ainda mais a frota do setor de saúde municipal.

Durante a cerimônia, o Prefeito João Carolino e o professor Altamir entregaram uma placa de homenagem ao Secretário de Saúde José Teófanes. Ele e sua equipe foram reconhecidos com a Medalha Dom Pedro II, pelo Instituto Tiradentes, pelos avanços promovidos no atendimento da Saúde de São João do Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.