Portal Caparaó - Câmara prorroga CPI do SAAE
Política

Câmara prorroga CPI do SAAE

25/12/2011

A Câmara Municipal de Manhuaçu reuniu-se em caráter extraordinário, na manhã desta quinta-feira, 22, para definir questões relacionadas à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades no SAAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). O Presidente da Casa Legislativa, Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria”-, ladeado pelos Vereadores José Geraldo Damasceno e Francisco de Assis Dutra – “Chico do Juquinha”, conduziram a Mesa Diretora da sessão.

A reunião foi rápida, sendo aprovados dois Projetos de Resolução. Um deles, o de nº 039/2011, trata da “Substituição de membro da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – instaurada através da Resolução nº 20, de 04 de novembro de 2011, e dá outras providências”.

Esta Resolução fez-se necessária devido ao fato de que o Presidente da Casa Legislativa não pode integrar Comissão Parlamentar. Neste contexto, alterou-se a formação da CPI, substituindo Jorge Augusto pelo colega Vereador José Geraldo Damasceno – “Zé Rulinha” – que, a partir de agora, assume a condição de Relator da Comissão relacionada ao SAAE.

A outra Resolução aprovada, nº 040/2011, é a que “Prorrogam para a sessão legislativa de 2012 as atribuições da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – instaurada através da Resolução nº 20, de 04 de novembro de 2011, e dá outras providências”.

A Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas, integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito, comentou sobre a prorrogação destas atividades. “Ainda existem muitas pessoas para serem ouvidas, neste trabalho de apuração da CPI, para que possamos dar um parecer final a ela. [...] Acreditamos que não haverá muitas novidades daqui pra frente, porque os envolvidos na situação do SAAE já foram denunciados pela Promotoria Pública, mas nós queremos levar até o final porque ainda há algumas coisas nela que nós queremos entender. Além disto, as pessoas que foram citadas aqui, até o presente momento, ainda não tiveram o seu direito de defesa. Temos que ouvi-las para que elas também se expressem, inclusive o Adejair Barros, que foi afastado do cargo. [...] A CPI foi prorrogada, e, a partir do dia 10, voltaremos aos trabalhos, se Deus quiser”, comentou Imaculada.

O Presidente da CPI, Vereador Fernando Gonçalves Lacerda, mencionou que a prorrogação proporcionará mais prazo para que um trabalho de apuração bem minucioso seja realizado. “Pedimos a prorrogação, já que temos muito documentos ainda para examinar, e muitas pessoas ainda para serem ouvidas. Não queremos fazer nada muito rápido. Queremos fazer algo bem sensato, examinando tudo, para que não incorramos em erros novamente, considerando que este problema do SAAE, precisava ter sido examinado há anos atrás. [...] A partir do próximo dia 10, começa a oitiva destas pessoas e o exame dos documentos devidos”, explicou Fernando Lacerda.

Os Vereadores Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama” e Gedival Breder destacaram, em plenário, o posicionamento exemplar da Câmara de Manhuaçu em promover um recesso de apenas vinte dias, e, mesmo neste período, a atenção dos parlamentares com as questões emergenciais do município, como ocorreu com a marcação desta sessão extraordinária.

O Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria” – destaca que “foi muito importante termos a demonstração por parte dos vereadores da preocupação de cada um com as questões do município. Convocamos esta reunião extraordinária e todos os vereadores compareceram, atendendo ofício encaminhado pelo Presidente da Comissão, informando que precisávamos prorrogar esta CPI. Então, colocamos o assunto em pauta e a Resolução foi aprovada por todos, e, com certeza, haverá continuidade da investigação da autarquia SAAE”, avaliou o Jorge Augusto.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.