Portal Caparaó - Chuva coloca Manhuaçu em alerta por causa do rio
Geral

Chuva coloca Manhuaçu em alerta por causa do rio

02/01/2012 - Atualizado em 02/01/2012 08h03

Chuva intensa em Manhuaçu durante as últimas 24 horas

Trecho da Vila Deolinda

Parque de Exposições da Ponte da Aldeia

As chuvas intensas que atingem a região nas últimas 24 horas colocaram a população de Manhuaçu em alerta por causa do rio que corta a cidade. O nível das águas aumentou muito e a chuva forte e constante deixa a comunidade preocupada com a possibilidade de inundações e até uma enchente. Em Matipó, Abre Campo, Caratinga e Muriaé já existem registros de ruas em locais mais baixos inundadas.

Segundo a Defesa Civil Estadual e a Previsão Meteorológica da Cemig – PUC-Minas, a previsão para esta segunda-feira em Manhuaçu é de 68mm de chuva, mas até as 18 horas já havia um acumulado no dia de 59mm. A previsão para terça é de 49mm e 23mm (por dia) na quarta, quinta e sexta-feira desta semana.

Com o alerta da Defesa Civil, a Prefeitura de Manhuaçu colocou equipes de prontidão e está divulgando avisos à comunidade para que monitore o nível das águas do rio Manhuaçu. “Temos uma preocupação com a chuva constante que tem atingido a região. Acompanhamos relatos de problemas em várias cidades e agora recebemos um novo alerta da Defesa Civil para Manhuaçu. Se continuarmos com chuva nessa intensidade, poderemos ter uma enchente. Nossa preocupação é justamente com o perigo dessa chuva intensa à noite, por isso estamos pedindo que a comunidade ribeirinha também fique atenta”, alertou o Prefeito Renato Cezar Von Randow, durante entrevista no final da tarde.

A preocupação tem motivo. Nas comunidades de Luisburgo, Realeza e São João do Manhuaçu também choveu bastante nas últimas 24 horas. Há grandes áreas de várzea tomadas pelas águas dos rios Manhuaçu e São Luís e, além disso, o nível do rio dentro da cidade está no limite.

Segundo a Administração Municipal, o momento é de alerta também com barrancos. “Temos pedido atenção dos moradores com relação a barrancos e áreas de risco, onde já aconteceram deslizamentos de terra. O solo está muito encharcado. Peço aos moradores para observarem e saírem de casa ao primeiro sinal de perigo”, afirma Renato Cezar.

A Secretaria de Obras e a Defesa Civil Municipal já colocaram o plano de contingência em alerta para alguma necessidade de retirada de famílias de casas na região ribeirinha ou em áreas de barranco.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.