Portal Caparaó - Uma tonelada de maconha apreendida
Segurança

Uma tonelada de maconha apreendida

08/01/2012 - Atualizado em 08/01/2012 13h19

A Polícia Civil apreendeu na madrugada deste sábado (07) mais de uma tonelada de maconha na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A droga é proveniente do Paraná e seria entregue em Campo Grande, Cariacica. De acordo com informações da polícia, a maconha seria vendida na Grande Vitória e em outros municípios do Estado.

Não é a primeira vez que a quadrilha entra com drogas no Espírito Santo. Em novembro do ano passado, os traficantes trouxeram quantidade semelhante. As investigações da polícia, no entanto, não estavam avançadas e não foi possível interceptar os entorpecentes.

A droga estava em um caminhão baú junto com cadeiras de praia que seriam vendidas no litoral capixaba. Os entorpecentes estavam escondidos em um fundo falso. A polícia acompanhou o caminhão desde a saída do Paraná e o veículo foi interceptado no posto fiscal de Pequiá, em Iúna.

De acordo com o chefe de Polícia Civil do Espírito Santo, Joel Lyrio, a polícia investiga a quadrilha há mais de dois meses. "Essa droga veio do Paraná, ultrapassou as fronteiras de outros estados e nós estávamos monitorando. Foi um trabalho de mais de dois meses de paciência e inteligência policial que culminou na prisão dessas pessoas", explicou.

As investigações mostram que a quadrilha entraria com o carregamento no Estado no Natal e no Ano Novo. Porém, os traficantes decidiram esperar passar o período das festas de fim de ano para evitar as blitze da Polícia Rodoviária Federal nas estradas.

Quatro homens foram presos e serão ouvidos pela polícia. Eles serão encaminhados ainda neste sábado para um presídio na Grande Vitória. São eles: Gilmar Teixeira Navarro, 34 anos, Gilberto Teixeira Navarro, 33 anos, Luiz Carlos Ribeiro, 47 anos, e André Fernando da Silva, 35 anos.

Gilmar e Gilberto são irmãos e naturais de Itaperuna, no Rio de Janeiro. Eles seriam os responsáveis por receber a droga em Cariacica e distribuí-la na Grande Vitória e em outros municípios do Estado. Luiz fazia o transporte de Perobal, no Paraná. Ele receberia R$ 15 mil pelo serviço. André receberia o dinheiro da venda das cadeiras de praia.

Gilmar tem passagem pela polícia por tráfico de drogas em 2007. Gilberto não tem passagem pela polícia, mas responde a um processo por incentivo à prostituição. Luiz Carlos foi preso por furto e cumpriu pena de 1 ano e 4 meses. André não tem passagem pela polícia.

A operação foi coordenada pela Superintendência de Polícia do Interior (SPI) e contou com a ação de onze policiais da região do Caparaó, São José do Calçado, Iúna e Bom Jesus do Norte. Duas equipes da Polícia Civil trabalham para a captura de outras pessoas envolvidas na quadrilha.
No ano passado, a polícia apreendeu cerca de duas toneladas de drogas no primeiro semestre. Na apreensão deste sábado, foram 1.004 kg de maconha.

Samanta Nogueira
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Foto: Marcos Fernandez - NA

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.