Portal Caparaó - Mobilização pelo Fundo da Infância em Manhuaçu
Economia

Mobilização pelo Fundo da Infância em Manhuaçu

16/04/2012 - Atualizado em 16/04/2012 08h33

Uma mobilização vem ocorrendo em Manhuaçu para a captação de recursos financeiros para o FIA (Fundo da Infância e da Adolescência), por meio da destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

A iniciativa que conta com os esforços da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, CRC-MG e a ASCON (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro), entre outras instituições sociais, visa conscientizar e orientar a sociedade sobre a doação.

Na tarde desta quinta-feira, em uma breve reunião, o assunto foi novamente evidenciado. Entre os assuntos discutidos a proposta de organização de visitas às empresas da cidade, visando esclarecer eventuais dúvidas e reforçar o apelo desta campanha social.

A Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Lourenço Prata, destacou que o “momento é de Extrema relevância para as questões sociais da nossa terra. O Brasil todo está se mobilizando, em cada município, para a captação de recursos, provenientes de renúncia fiscal, para apoiar projetos que objetivam garantir direitos às nossas crianças e adolescentes. [...] O Poder Público tem um dever grande neste sentido, mas a sociedade também precisa e deve participar. [...] Cada contribuinte, no ato de sua declaração de renda, pode destinar uma parte daquilo que seria encaminhado para o Fisco brasileiro, optando por deixar este valor em Manhuaçu mesmo. A partir daí, iremos aplicar estes recursos em projetos acompanhados pelo Conselho da Criança e do Adolescente, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, garantindo maiores oportunidades às nossas crianças e jovens”.
Em entrevista à reportagem, o Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Dr. Savele Xavier de Barros, mencionou que é simples participar desta campanha e proceder a doação, além de que o valor das doações será restituído no imposto de renda.

O Presidente da Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro), Daniel Gerhard, ressaltou a importância desta mobilização. “O nosso objetivo principal é fazer com que todos se unam nesta corrente. A doação é limitada por até 6% do imposto devido, então, é muito pouco. Mas, se cada um doar um pouquinho, juntaremos um grande volume de recursos, que o Conselho vai gerir e trazer bons projetos para serem avaliados e efetivados na região para nossas crianças e adolescentes. Todos os contadores estão preparados, tanto para fazer a declaração de imposto de renda da pessoa física quanto da jurídica, e podem orientar aos interessados em realizar esta doação. A ASCON e todas as instituições envolvidas nesta mobilização também estão a disposição para quaisquer esclarecimentos”, frisou Daniel Gerhard.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.