Portal Caparaó - Inaugurada a nova prefeitura de São João do Manhuaçu
Geral

Inaugurada a nova prefeitura de São João do Manhuaçu

02/05/2012 - Atualizado em 02/05/2012 23h58

Inaugurado no dia 28, o Centro Administrativo Arthur Aarão Corrêa é apontado como um marco histórico no desenvolvimento de São João do Manhuaçu. A nova sede da prefeitura segue uma tendência na administração pública ao reunir em uma só área secretarias e órgãos da administração.

Ficam no passado a falta de padronização e a redundância de serviços, gastos com o aluguel de imóveis, deslocamentos desnecessários, garantindo a todos os servidores as mesmas condições de trabalho e de infraestrutura. No local, foram unificados secretarias e órgãos públicos municipais e estaduais que funcionam em parceria.

Localizada ao lado da Câmara Municipal e da Igreja de São João Batista, a nova prefeitura abre espaço para mudar o perfil da área, fomentando a criação de um novo bairro na cidade. “Não tenho dúvida de que não apenas os servidores terão muito conforto e segurança para trabalhar aqui, como estamos iniciando uma nova fase na história de desenvolvimento da nossa cidade. A obra é a nova casa de todos os sanjoanenses. Nosso povo terá facilidade, eficiência e qualidade quando precisar da prefeitura”, afirma o Prefeito João Batista Gomes (João Carolino).

A INAUGURAÇÃO

A entrega do novo prédio foi marcada por uma grande festa de comemoração dos 20 anos de emancipação. O prefeito João Batista Gomes e o vice Alcimar Afonso (Pitico) receberam vereadores, lideranças comunitárias, ex-vereadores, secretários municipais, funcionários e autoridades de várias cidades vizinhas. A cerimônia foi prestigiada pelo Deputado Federal Paulo Abi-Ackel, o deputado estadual João Leite e o Secretário de Estado de Esportes e Juventude, deputado estadual Bráulio Braz.

Num primeiro momento, a Administração inaugurou as obras de infraestrutura, saneamento e calçamento da rua vereador Geraldo Garcia Malcate, que faz o acesso ao novo bairro. Familiares do homenageado prestigiaram o descerramento da placa com a homenagem ao antigo dentista do município. A obra foi construída com recursos viabilizados pelo Deputado Estadual João Leite.

Em seguida, autoridades e familiares do desportista José Alves de Souza (Juca Policarpo) participaram da inauguração da Academia ao Ar Livre – Ginástica para Todos, na praça construída em frente à prefeitura. O investimento é uma parceria da Administração com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, através do deputado estadual e secretário Bráulio Braz.

A terceira parte foi a inauguração do Centro Administrativo. Marcelo Affonseca Garcia Corrêa e Maurício Cerqueira participaram da homenagem a Arthur Aarão Corrêa. Ele foi um dos primeiros professores e oficial do cartório em São João do Manhuaçu no início do século XX.

A cerimônia foi precedida da apresentação da Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar, alunos da Escola Municipal Dona Durvalina e um coral formado por funcionários municipais. Homenagens foram prestadas também ao Prefeito João Carolino e à primeira dama Rita de Barnabé Evangelista e ao vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico) e sua esposa Elizângela Cardoso de Souza.

Uma placa de reconhecimento especial aos funcionários envolvidos com a obra foi fixada logo na entrada do prédio.

MOMENTO HISTÓRICO

Para o prefeito, foi um momento histórico. “Celebramos 20 anos de muitas conquistas e alegrias. O povo está recebendo muitas obras e agora a nova sede da Administração. A nova casa de todos os municípes. É um privilégio compartilhar deste momento com a população”, destacou João Carolino, ressaltando a presença maciça de moradores da cidade e dos distritos.

Segundo ele, a Administração estava devendo à população uma prefeitura com estrutura. “Vamos dar qualidade de atendimento aos moradores, conforto para os funcionários fazerem um serviço melhor e estamos saindo de alugueis. Cortamos essas despesas e agora poderemos aplicar esses recursos em obras e benefícios, saúde, educação e assistência social”, garantiu.

Em seu discurso, o Deputado Paulo Abi-Ackel destacou o desenvolvimento de São João do Manhuaçu. “Todos os municípios que emanciparam cresceram muito. Eles evoluíram e progrediram a partir do momento que os recursos passaram a ser destinados a eles. São João do Manhuaçu é um exemplo disso e a nova prefeitura chega para coroar todo esse trabalho”, elogiou.

Para o deputado estadual João Leite, o novo centro administrativo organiza a administração pública. “Isso é uma maneira moderna de governar, como Aécio Neves fez na Cidade Administrativa e Juscelino Kubistcheck em Brasília, há mais de 60 anos. O Prefeito João Carolino promove esse avanço dando à população o direito e a comodidade de ter todos os serviços públicos num só lugar, com eficiência e qualidade”.

Já o vice-prefeito Pitico agradeceu a Deus pelas realizações do governo municipal e ressaltou que o novo Centro Administrativo “representa uma melhor adequação do serviço público aos usuários. É um prédio moderno e bonito à altura do nosso povo. A população vai poder resolver tudo num só lugar, a administração fica mais eficiente e teremos economia em alugueis, deslocamentos e despesas com energia e materiais”.

O Secretário Estadual, Bráulio Braz, reafirmou a importância dos investimentos em infraestrutura e a nova obra: "Somos parceiros da Administração de São João do Manhuaçu. Esse novo prédio é uma conquista importante, ainda mais porque foi totalmente construído sem prejudicar o andamento da Administração. A população ganhou obras de calçamento, saúde, esporte, educação e assistência social ao longo desses 20 anos e merecia uma prefeitura desse nível", afirmou.

Após os pronunciamentos e homenagens, o público e autoridades puderam conhecer as novas instalações da Prefeitura de São João do Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Giovani Cardoso e Ronildo Miranda - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.